logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Instituições e personalidades recebem medalha comemorativa de 80 Anos da Justiça do Trabalho

Presidente do TRT-7 Regina Gláucia entregando medalha à governadora do Ceará, Izolda Cela

A Justiça do Trabalho completou 80 anos de existência em maio de 2021. Em decorrência desse marco histórico foi criada a medalha comemorativa dos 80 Anos da Justiça do Trabalho. Em razão da pandemia, no entanto, não foi possível realizar eventos e homenagens naquele ano. Desde agosto deste ano, a Administração do TRT-7 está condecorando instituições e personalidades que colaboraram para o fortalecimento e o crescimento da Justiça Social. 

Veja mais fotos aqui.

Foto da desembargadora Regina Gláucia e do Ministro do TST, durante entrega da medalha
No TRT do Ceará, desa. Regina Gláucia entrega comenda ao ministro do TST, Caputo Bastos

Até o momento, já foram entregues em torno de 60 insígnias pela presidente do TRT-7, desembargadora Regina Gláucia Cavalcante, e por outros desembargadores do Regional. O outorgamento da primeira medalha comemorativa foi feito ao ministro Caputo Bastos, por ocasião da correição no TRT do Ceará e da Campanha Corregedoria Solidária. Em regra, entidades, magistrados e advogados têm comparecido ao Tribunal para receber a honraria.

A presidente destaca que a iniciativa foi implementada nos moldes realizados pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). “Eles têm uma política que a cada 10 anos faz-se uma medalha comemorativa para que aquela data seja lembrada e fique na nossa memória”, esclareceu. A desembargadora lembrou, ainda, que nas últimas décadas, as administrações anteriores também festejaram os marcos decenais com placas e revistas comemorativas.

A gestora do TRT-7 comenta sobre o marco das comemorações relativas aos 80 anos do órgão trabalhista. “Apesar de todas as dificuldades, assim como a Justiça Laboral ser uma das instituições mais novas no ramo judiciário, a Justiça do Trabalho se consolida como Justiça Social'', finaliza a desembargadora.

Foto das presidentes do TJ-CE e TRT-CE
Presidente do TJ/CE Nailde Pinheiro recebe certificado e placa da presidente do TRT-CE Regina Gláucia

Ministros do TST, Governo do Estado, desembargadores do trabalho, Associação dos Magistrados do Trabalho da 7ª Região (Amatra 7), Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, Ministério Público, Sindicato dos Servidores da 7ª Região da Justiça do Trabalho (Sindissétima) e o Memorial do TRT-7 foram alguns dos homenageados por ocasião dos 80 anos da Justiça do Trabalho. 

A presidente Regina Gláucia esclarece que o objetivo é conferir a honraria a instituições. Além das medalhas entregues pela Administração do TRT do Ceará, cada desembargador que compõe o colégio do Regional teve direito a duas medalhas para fazer suas escolhas pessoais. Até o final da atual gestão, que ocorre em dezembro, a desembargadora Regina Gláucia espera ter concluído todas as homenagens. 

Ministra Kátia Arruda recebeu a medalha em seu gabinete no TST
Ministra Kátia Arruda recebeu a medalha em seu gabinete no TST

Histórico

A Justiça do Trabalho foi oficialmente instalada em todo o Brasil em 1º de maio de 1941, com um Conselho Nacional do Trabalho, 8 Conselhos Regionais do Trabalho e 36 Juntas de Conciliação e Julgamento (JCJ). Em 1943, todo o conjunto de leis trabalhistas até então produzidas foi reunido na Consolidação das Leis do Trabalho. Outro passo importante foi dado com a Constituição de 1946, que integrou a Justiça do Trabalho ao Poder Judiciário com a consequente transformação dos Conselhos Regionais em Tribunais Regionais do Trabalho.

Leia mais informações neste link.