logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro reúne-se com representantes do Cerest/CE

Desembargador Francisco José Gomes com os membros do Cerest/CE, Roberto Viana e Mara Tavares

O desembargador do TRT-7 Francisco José Gomes reuniu-se, em seu Gabinete, com representantes do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Ceará (Cerest/CE), na quinta-feira (6/10). No encontro, foram apresentadas ações do Programa Trabalho Seguro, do qual o magistrado é gestor regional, e traçados planos para parcerias da Justiça do Trabalho com esse órgão.

Segundo Mara Tavares, gerente do Cerest/CE, o objetivo da reunião foi discutir estratégias de prevenção de acidentes de trabalho no campo da construção civil. “Nós ainda temos altos índices de óbitos nessa categoria. Então precisamos aproveitar essa oportunidade de nos articular, enquanto serviço de retaguarda do SUS, em favor da promoção da saúde do trabalhador”.

Conforme a gestora, os sindicatos patronal e laboral da construção civil são convidados parceiros para o envolvimento nessa causa, com o intuito de ampliar o alcance das informações de prevenção de acidentes. “A adesão dessas entidades é importantíssima para que os trabalhadores tenham ambientes de trabalho seguros, saudáveis e dignos”.

“A articulação do Cerest/CE com os sindicatos vem sendo traçada em busca de apoio para a realização de uma peça teatral com temática na segurança do trabalho, que posteriormente seria gravada em vídeo para facilitar a divulgação entre trabalhadores”, explicou Roberto Viana, do conselho gestor do Cerest/CE.

Também participaram da reunião Valbênia Almeida, advogada do Cerest/CE, e membros do comitê gestor do Programa Trabalho Seguro do TRT-7.

Cerest

O Cerest/CE desempenha funções de suporte técnico, de educação permanente, de coordenação de projetos de promoção, vigilância e atenção à saúde dos trabalhadores, no âmbito da sua área de abrangência. Realiza apoio matricial para o desenvolvimento das ações de saúde do trabalhador na atenção primária em saúde, nos serviços especializados e de urgência e emergência, bem como na alta complexidade que compõe os pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde.

Atua também como centro articulador e organizador das ações intra e intersetoriais de saúde do trabalhador, assumindo a retaguarda técnica especializada para o conjunto de ações e serviços da rede SUS e se tornando pólo irradiador de ações e experiências de vigilância em saúde, de caráter sanitário e de base epidemiológica.