logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Seminário Trabalho Decente finaliza com palestra de ministra do TST

Magistrados, servidores, estagiários, advogados, sindicatos e estudantes estiveram presentes
Magistrados, servidores, estagiários, advogados, sindicatos e estudantes estiveram presentes

O último dia II do Seminário Cearense Trabalho Decente, ocorrido na sexta-feira (7/10), promoveu debates sobre aprendizagem, práticas anti-discriminatórias e princípios constitucionais.  Ministra do TST, desembargador do trabalho e procuradora federal foram os expositores do evento que reuniu em torno de 100 pessoas no auditório da Escola Judicial da Justiça do Trabalho do Ceará, em Fortaleza.

Veja mais fotos aqui.

 

Desembargador do TRT de Campinas, João Batista Martins César
Desembargador do TRT de Campinas, João Batista Martins César

Com o tema “A aprendizagem como instrumento de inclusão dos adolescentes no mercado de trabalho”, o desembargador do TRT da 15ª Região João Batista Martins César proferiu a primeira palestra da sexta-feira. O magistrado destacou os desafios que envolvem o a erradicação do trabalho infantil.

“A gente luta contra dois grandes mitos: ‘é melhor trabalhar do que roubar’ e ‘trabalhar não mata ninguém’”. O desembargador citou estatísticas que comprovam a ocorrência de muitos acidentes de trabalho que mutilam e matam crianças e adolescentes. Acerca do trabalho precoce, evidenciou que “expor o jovem a um ambiente que não é adequado pode culminar com a prática de atos infracionais”.

A procuradora federal Chiara Ramos é uma das autoras do livro "A Justiça é uma Mulher Negra"
A procuradora federal Chiara Ramos é uma das autoras do livro "A Justiça é uma Mulher Negra"

A procuradora federal Chiara Ramos abordou o tema “Direito das Relações Raciais - Entre Teoria e Práticas anti- discriminatórias”. Chiara esclareceu que se vive no Brasil o mito da democracia racial. “Esse mito persistirá enquanto nós não conseguirmos perceber que o Direito, a Política, o Estado, são mecanismos para a construção de privilégios para certo grupo social e subalternização de outro grupo”.

Chiara explicou sobre a interseccionalidade e as avenidas de identidade. “Existem a avenida de raça, de gênero, regional. Interseccionalidade são vários marcadores de opressão que podem intercruzar o corpo”, esclareceu. Exemplificou que isso pode levar uma pessoa a sofrer violência por sua condição.

Ministra Delaíde Alves é coordenadora do Comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro TST/CSJT
Ministra Delaíde Alves é coordenadora do Comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro TST/CSJT

As exposições do dia foram finalizadas pela ministra do Tribunal Superior do Trabalho Delaíde Alves Miranda Arantes, com a palestra “Panorama do Trabalho Seguro no Âmbito da Justiça do Trabalho”. A magistrada pontuou sobre um segmento do TST, formado em sua maioria por mulheres, que defende a mudança do perfil dos seus ministros. 

“Nós temos que começar a pensar numa lista em que inclua indígenas, negros e negras, pessoas LGBTQIA+, pois nós precisamos mudar a composição do Tribunal Superior do Trabalho”, frisou a ministra Delaíde, concluindo o ciclo de debates no II do Seminário Cearense Trabalho Decente.

Os gestores regionais dos Programas Trabalho Seguro e de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à aprendizagem, desembargadores Francisco José Gomes da Silva e Paulo Régis Machado Botelho, demonstraram satisfação com o resultado do seminário, a dicussão dos temas abordados e da boa adesão dos participantes durante os dois dias de debates.