logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT-7 elege seus novos dirigentes para o biênio 2023-2024

Novos dirigentes do TRT-7 serão empossados em cerimônia que ocorrerá no dia 8 de dezembro
Novos dirigentes do TRT-7 serão empossados em cerimônia que ocorrerá no dia 8 de dezembro

Em sessão plenária realizada nesta quarta-feira (5/10), os desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7) elegeram os novos dirigentes da corte para o biênio 2023-2024. O desembargador Durval César de Vasconcelos Maia foi eleito presidente, a desembargadora Maria Roseli Mendes Alencar será a vice-presidente e o desembargador Clóvis Valença Alves Filho assumirá a corregedoria-regional. O desembargador José Antonio Parente da Silva foi eleito ouvidor e o desembargador Paulo Régis Machado Botelho assumirá a direção da Escola Judicial. A posse do novo corpo diretivo do TRT-7 ocorrerá no dia 8 de dezembro.

Veja mais fotos aqui.

Desembargador Durval será o presidente
Desembargador Durval Maia será o presidente

O presidente eleito agradeceu a confiança dos pares pela escolha de seu nome em votação unânime. “Estou convicto do peso da responsabilidade que é gerir os destinos do Tribunal no próximo biênio. E digo que o farei com uma gestão compartilhada com todos os colegas de segundo grau, com todos os colegas de primeiro grau e, bem assim, com a ajuda inestimável de todos os servidores, do mais humilde ao mais graduado. Todos são importantes nesta missão”, declarou.

Desembargadora Roseli Alencar será a vice-presidente
Desembargadora Roseli Alencar será a vice-presidente

“Eu sei que a missão de conduzir o Tribunal não é uma missão fácil. Todos que já ocuparam esse cargo sabem disso, e a cada dia que passa torna-se mais difícil, a iniciar pelos órgãos de controle. Gerir a máquina funcional do Tribunal também é outro grande desafio. Então, gostaria de dizer ao colega Durval que estou à inteira disposição para colaborar, não só nas ausências legais, mas no dia a dia. Obrigado pela confiança depositada em meu nome”, ressaltou a desembargadora Roseli Mendes Alencar, vice-presidente eleita.

Desembargador Clóvis Alves Filho será o corregedor-regional
Desembargador Clóvis Alves Filho será o corregedor-regional

Escolhidos em votação direta por seus pares, a eleição para a direção da Justiça do Trabalho do Ceará acontece a cada dois anos. O TRT-7 é composto por 14 desembargadores que, além de realizarem sessões de julgamento conjuntamente, também se dividem em três turmas e duas seções especializadas.

Currículos

Natural de Fortaleza, o presidente eleito do TRT-7 iniciou sua carreira como juiz substituto na Justiça do Trabalho da Bahia, em 1992. Transferido para o Ceará, trabalhou como juiz titular nos municípios do Crato, Limoeiro do Norte, Quixadá, Baturité e Fortaleza. Promovido por merecimento pela presidente Dilma Rousseff, Durval César de Vasconcelos Maia foi empossado desembargador do TRT-7 em dezembro de 2013.

A desembargadora Maria Roseli Mendes Alencar ingressou na magistratura trabalhista em fevereiro de 1990. Exerceu a titularidade das varas do Crato, Iguatu, Limoeiro do Norte, Baturité e Fortaleza. Ela foi promovida por merecimento ao cargo de desembargadora do TRT-7 em junho de 2010. Assumiu a Presidência do órgão no biênio 2012-2014. Foi diretora da Escola Judicial TRT-7 nos biênios 2014-2016 e 2016-2018. Foi gestora de metas de 2011 a 2014 e integrou o Conselho Consultivo da Escola Judicial, a Comissão de Planejamento Estratégico e a Gestão de Metas do TRT-7 em 2020.

O desembargador Clóvis Alves Filho atua na magistratura trabalhista desde 1994, quando ingressou na carreira como juiz do trabalho substituto no TRT-7. Em 1996, assumiu a titularidade da Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ) de Juazeiro do Norte (atual 2ª Vara do Trabalho do Cariri), onde ficou até 1998, quando passou para a JCJ do Crato (atual 1ª Vara do Trabalho do Cariri). Foi diretor do Fórum Trabalhista da Região do Cariri por aproximadamente dez anos. Em 2013, recebeu a titularidade da 3ª Vara do Trabalho do Cariri, onde permaneceu até a posse como desembargador do TRT-7 em agosto de 2020.

Desembargador Antonio Parente será o diretor da Escola Judicial
Desembargador Antonio Parente será o ouvidor

O desembargador Antonio Parente é natural de Fortaleza. Ingressou no TRT-7 pelo quinto constitucional, em dezembro de 2003, oriundo do Ministério Público do Trabalho, onde atuava como procurador desde 1993. No biênio 2008-2010 exerceu a Presidência do TRT-7. Foi conselheiro do Conselho Superior da Justiça do Trabalho no período de 2009 a 2010, como representante da Região Nordeste. É membro da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação do Tribunal Superior do Trabalho e do Comitê Gestor da Conciliação do Conselho Nacional de Justiça. Atualmente, é coordenador do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT).

Desembargador Paulo Régis será o diretor da Escola Judicial
Desembargador Paulo Régis será o diretor da Escola Judicial

Paulo Régis Machado Botelho ingressou na Justiça do Trabalho em 1993 como juiz substituto do TRT de Pernambuco, onde permaneceu até 1994, quando retornou ao Ceará após se submeter a um novo concurso para magistratura. Foi promovido a desembargador do TRT-7 em dezembro de 2018 e atualmente exerce o cargo de corregedor regional. Mestre em Direito Constitucional pela UFC e doutor em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), o diretor eleito da Escola Judicial do TRT-7 integra a Academia Cearense de Direito do Trabalho e a Academia Cearense de Letras Jurídicas.