Logo responsivo
  • Logo TRT7 - Site principal
  • Instagram
  • Youtube
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Inédito no TRT-7, formato de palestras curtas e inspiradoras encerram a Semana da Inovação

A II Semana da Inovação do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7) foi encerrada na sexta-feira (30/9) com o Inova7 Talks, um formato inédito no órgão de apresentação de palestras, inspirado no Ted Talks. Em uma tarde, oito palestrantes tiveram 15 minutos cada um para abordar algum tema relativo a inovação, gestão ou liderança. O ciclo de apresentações curtas e inspiradoras trouxe servidores do primeiro e do segundo graus e da área administrativa, além de duas palestrantes externas. O evento foi realizado no auditório do TRT-7, com transmissão pelo Youtube. Assista à gravação:

Veja mais fotos aqui.

“Este foi um evento pensado para que inovadores e inovadoras pudessem compartilhar suas experiências com todos os demais. Abrimos o palco e o microfone para ouvir projetos em andamento ou projetos a serem implementados, com o objetivo de nos inspirar uns aos outros”, destacou a juíza do trabalho Karla Yacy, membro do Comitê de Inovação do TRT-7 (Inova7).

Rejane Albuquerque, coordenadora da Biblioteca do TRT-7, abriu as apresentações com o tema “Bibliotecas inovadoras (o assistente oculto): impacto de suas pesquisas jurídicas nas decisões judiciais”. A gestora explicou que o Pesquisa Jurídica Pronta, produto fornecido pelo seu setor, vem contribuindo para a minutagem de decisões. “Um dos magistrados que utilizam esse produto carinhosamente o apelidou de ‘assistente oculto’, o que nos deixou muito feliz. Alguns magistrados até já relataram que se não fossem essas pesquisas, eles não teriam fechado entendimento sobre determinado assunto. Isso é muito valioso”, declarou.

“A segurança psicológica no ambiente de trabalho como estratégia para inovação e crescimento” foi o tema da palestra de Mariana Lima, coordenadora da Seção Psicossocial do TRT-7. Segundo a psicóloga, é fundamental que haja uma crença no ambiente laboral que ali é um espaço seguro para correr riscos interpessoais. “Somente assim os colaboradores podem se sentir confiantes e à vontade para expressar opiniões e introduzir ideias novas, sem medo de serem julgados ou sofrerem represálias”, destacou.

Na sequência, Antônio Carlos Amaral, servidor da Coordenadoria de Segurança Institucional e Transporte do TRT-7, falou sobre o “Grupo Especial de Polícia e suas Ramificações”. Ele explicou as atribuições dessa equipe e ressaltou o caráter inovador do TRT-7, que instituiu seu Grupo Especial antes mesmo da Resolução do CNJ que trata do tema. “Isso permitiu que pudéssemos ampliar nossa área de atuação e capilaridade, por meio de acordos de cooperação técnica com outros órgãos e também com a ideia de criação de uma Força Nacional Judicial”, explicou o agente de polícia judicial.

Flávia Teixeira ficou em 3º lugar
Flávia Teixeira ficou em 3º lugar

Flávia Teixeira, membro do Laboratório de Inovação da Justiça Federal no Ceará, palestrou sobre “Comunicação Jurídica Cidadã”. A oficiala de justiça demonstrou um modelo de mandado de citação modernizado que utiliza linguagem simples, layout que privilegia o design e um método de apresentação de texto no estilo pergunta/resposta. “Isso ajuda e empoderar o cidadão que está sendo citado, que vai conseguir ser senhor das suas complexidades jurídicas”, declarou.

Logo após, Rômulo Frota apresentou a palestra “Muvuca com quem pensa diferente!”. O objetivo foi destacar maneiras de motivar pessoas da equipe que possuem pensamentos distintos sobre determinado tema. “Ouvir e fomentar opiniões diferentes é uma atribuição importante para a gestão, porque isso vai engajar a equipe”, considerou.

Abel Teixeira ficou em 1º lugar
Abel Teixeira ficou em 1º lugar

Abel Teixeira, diretor de secretaria da Vara do Trabalho de Tianguá, falou sobro o “Prêmio Destaque 7”, projeto de premiação das unidades judiciárias por meio de pontuação em quesitos específicos, com o objetivo de despertar envolvimento, comprometimento e apadrinhamento das varas trabalhistas, e não estimular a competitividade.

Elba Fontenele ficou em 2º lugar
Elba Fontenele ficou em 2º lugar

A palestra “Que tipo de velejador você quer ser?”, por Elba Fontenele, servidora do Gabinete do Desembargador Tarcísio Lima Verde Júnior, veio na sequência. Elba destacou a importância das soft skills na formação profissional dos indivíduos. “Elas representam as competências pessoais e não técnicas. Ajudam as pessoas a se relacionar e a resolver problemas complexos. São características como o pensamento crítico, criatividade, inteligência emocional e capacidade de negociar, entre outras”, pontuou a bacharela em Direito.

Por fim, a procuradora do trabalho do MPT-MA Andrea Gondim falou sobro o “Projeto Liberdade no Ar”, uma atuação preventiva do Ministério Público do Trabalho no combate ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo.

Premiação

Ao final das apresentações, a plateia foi convidada a julgar as palestras em votação online, classificando-as entre modesta, razoável, boa, muito boa ou excelente. A colocação dos melhores palestrantes ficou assim:

  • 1º lugar: Abel Teixeira
  • 2º lugar: Elba Fontenele
  • 3º lugar: Flávia Teixeira
Comitê Inova7 com palestrantes
Comitê Inova7 com palestrantes

Os três palestrantes mais bem votados ganharam smartphones cedidos pela Administração do TRT-7, enquanto os demais participantes ganharam kits com brindes patrocinados pelo Sindissétima. 

Semana da Inovação

A II Semana da Inovação do TRT-7 aconteceu de 26 a 30 de setembro. Confira outras notícias: 

Segunda Semana de Inovação do TRT-7 inicia com mesa redonda sobre sustentabilidade.

Inova7 visita o laboratório de pesquisa e inovação da Universidade de Fortaleza.

Atendimento ao cidadão foi o foco das oficinas de inovação da Justiça do Trabalho do Ceará.