Logo
  • Logo TRT7 - Site principal
  • Instagram
  • Youtube
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Atendimento ao cidadão foi o foco das oficinas de inovação da Justiça do Trabalho do Ceará

Foto das Equipes e facilitadores reunidos no auditório da Escola Judicial
Equipes e facilitadores reunidos no auditório da Escola Judicial

Pensar diferente, inovar e encontrar soluções para a Justiça do Trabalho do Ceará foram os motes das oficinas “Design Thinking” e “Consulta Cidadão”. Nos dias 28 e 29 de setembro, grupos de magistrados, servidores, estagiários e colaboradores de outros órgãos trabalharam em equipe e desenvolveram produtos voltados para população. As atividades fizeram parte da Semana da Inovação 2022 do TRT-7.

Veja mais fotos aqui.

Secretário de Tecnologia da Informação Jonathan Maia e a juíza do trabalho Karla Yacy ministraram a oficina de Design Thinking

Design Thinking: concebendo soluções inovadoras para o TRT-7

Na quarta-feira (28/9), ocorreu a oficina “Design Thinking”, facilitada pelos integrantes do Comitê de Inovação do TRT-7 (Inova7), a magistrada Karla Yacy e o secretário de tecnologia da informação, Jonathan Maia. Quatro equipes apresentaram projetos para demandas dos jurisdicionados e todas foram premiadas com smartphones patrocinados pela Administração do TRT-7.

Além do público interno, também participaram integrantes do Ministério Público do Trabalho, Justiça Federal e acadêmicos. Com os projetos “JT7 Responde (1º lugar)”, “TRT7 Explica (2º lugar)”, “PJotinha” (3º lugar) e “Aplicativo Empregador na Lei” (4º lugar), os grupos apresentaram soluções para os usuários da Justiça do Trabalho. 

Foto dos participantes da equipe vencedora junto com os faciltadores. A equipe que ganhou é formada por 5 mulheres
"JT7 Responde" foi o projeto vencedor da oficina

O trabalho ganhador sugeriu um canal da Justiça para atender o cidadão, através de Whatsapp. Para a servidora Zayda Torres, que integrou a equipe do projeto JT7 Responde, a oficina propiciou trocas de experiências. “Foi interessante experienciar como um grupo de pessoas, vivenciando uma profusão de ideias, com uma metodologia adequada, em comum acordo, pode conceber um produto ou serviço útil à sociedade”, declarou a funcionária da 12ª Vara do Trabalho de Fortaleza.

Procuradora do Trabalho, servidores do TRT-7 e de outros órgãos, além de estagiários integraram as equipes

A equipe vice-campeã propôs um terminal de consulta de processos nas unidades judiciárias, enquanto o projeto premiado em terceiro lugar apresentou um manual simplificado do PJe, a ser usado por Whatsapp ou modo web. Um aplicativo voltado para o empregador com manuais e condutas a serem utilizadas pelas empresas foi o projeto sugerido pela quarta equipe.

A juíza Karla Yacy destacou os bons resultados do evento. “Eu tenho certeza que os produtos que sairão daqui hoje serão excelentes para o Tribunal. Podem nos ajudar a prestar um serviço de uma forma muito mais eficiente, a ter um cidadão, um usuário mais satisfeito. Ressaltou, ainda, o trabalho em equipe. “A gente não trabalha mais para ou pelo outro, a gente trabalha com o outro”, afirmou a coordenadora do Inova7. 

Print da tela com imagem de vários participantes
Equipe multissetorial participou virtualmente da oficina "Consulta Cidadão"

Consulta Cidadão: uma consulta processual com linguagem simples

O Consulta ao Cidadão é uma funcionalidade do PJe que apresenta informações com linguagem simplificada. Traduz os termos jurídicos da consulta processual do PJe para uma linguagem mais acessível às partes. Trata-se de solução concebida durante evento de inovação do TRT da 12ª Região (SC). Nesse sentido, o TRT-7 também tem implantado no Ceará e quer ampliar seu alcance.

Na quinta-feira (29/9), ocorreu a oficina: “Consulta Cidadão: uma consulta processual com linguagem simples''. O objetivo foi dar continuidade na “tradução” de termos jurídicos, através da utilização de frases acessíveis nas consultas processuais, simplificando a linguagem jurídica. De maneira telepresencial, foram formadas quatro equipes multissetoriais, com públicos interno e externo.

Com mediação dos servidores Jonathan Maia, Cristiano Fialho e Erick Barreto, os participantes tiveram esclarecimentos sobre técnicas de linguagem simples e “colocaram a mão na massa”, traduzindo inúmeros termos jurídicos técnicos em textos acessíveis para a população em geral. Dessa forma, as informações ficarão mais fáceis de ler e entender, de maneira que as pessoas consigam encontrar facilmente a informação e usá-las.

 

Jonathan informa que foram realizadas traduções para 64 movimentos do PJe, que devem representar mais de 95% das 53.673.660 movimentações existentes no Processo Judicial Eletrônico de 1o grau. Cristiano Fialho, por sua vez, evidenciou que  a linguagem simples é uma experiência do usuário, uma técnica de comunicação. “Tem o objetivo de incluir as pessoas”, frisou o servidor da 17ª VT de Fortaleza.

Sobre as oficinas promovidas durante a semana, Jonathan Maia, secretário de TIC, esclareceu que não houve rigidez nos laboratórios. “Nós proporcionamos que essas pessoas juntas tenham uma inteligência coletiva maior que a inteligência individual de cada um. E a gente vai buscar soluções para as dores, para as necessidades das nossas organizações, dos nossos órgãos públicos”, frisou o membro do Inova7.

Inova7 Talks

A 2ª Semana da Inovação do TRT-7 será encerrada nesta sexta-feira (30/9) com um evento especial, o Inova7 Talks. A iniciativa inédita na Justiça do Trabalho do Ceará vai trazer oito palestras curtas e inspiradoras, no estilo Ted Talks, a partir das 14h, no auditório da Escola Judicial, com transmissão ao vivo pelo Youtube. Magistrados, servidores, estagiários, terceirizados, advogados, comunidade acadêmica, trabalhadores e empregadores estão convidados a assistir. Não é necessário inscrição prévia.

Sun7 Festival

Neiara Frota, membro do Comitê de Inovação do TRT-7 (Inova7), convida os participantes da Semana da Inovação e o público em geral para um happy hour de confraternização e encerramento do evento. O Sun7 Festival começará às 17h desta sexta-feira (30/9), no terraço do 5º andar do Anexo 2, e contará com coquetel e apresentações musicais. O evento é patrocinado pelo Sindissétima e pela Amatra7. Assista ao vídeo: