Logo
  • Logo TRT7 - Site principal
  • Instagram
  • Youtube
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Inova7 visita o laboratório de pesquisa e inovação da Universidade de Fortaleza

Comitê de Inovação do TRT-7
Comitê de Inovação do TRT-7

A Segunda Semana de Inovação da Justiça do Trabalho do Ceará seguiu sua programação nesta terça-feira (27/9), com uma visita do Comitê de Inovação do TRT-7 (Inova7) ao laboratório de pesquisa e inovação da Universidade de Fortaleza (Unifor). A política de inovação do TRT-7 prevê a realização anual, na última semana do mês de setembro, de ações para difundir a cultura de inovação, como oficinas, palestras, minicursos e divulgação das iniciativas do Inova7 e de outros laboratórios de inovação.

Veja fotos da visita aqui.

Na Unifor, o coordenador do Laboratório de Gestão e Inovação da Unifor, professor doutor Bruno Lessa, recepcionou a comitiva.

Coordenador do Laboratório de Gestão e Inovação da Unifor, professor doutor Bruno Lessa
Coordenador do Laboratório de Gestão e Inovação da Unifor, professor doutor Bruno Lessa

“A participação do TRT-7 e essa aliança com a Universidade de Fortaleza têm como ser muito profícua, não só para o poder público, mas para a comunidade como um todo. Conseguindo ter acesso ao estado da arte da inovação, pensamento inovador, uma mentalidade transformadora para melhorar a celeridade dos serviços, melhorando a eficiência dos seus processos e assim servindo melhor a população”, comentou o professor.

Outros professores revezaram-se na apresentação do ambiente durante o circuito da visita. A equipe demonstrou alguns produtos criados a partir do laboratório, como o capacete de respiração assistida Elmo, e totens de autoatendimento da prefeitura de Fortaleza. Além disso, os profissionais demonstraram algumas metodologias de elaboração e execução de projetos.

Comitê de Inovação do TRT-7 no laboratório da Universidade de Fortaleza
Comitê de Inovação do TRT-7 no laboratório da Universidade de Fortaleza

Na ocasião, a juíza Karla Yacy explicou o objetivo da visita. “A tônica da parceria com a Universidade de Fortaleza é o objetivo comum de melhorar a prestação de serviços para a comunidade cearense. Esse é o grande motivador do esforço conjunto, inovar para buscar a excelência na qualidade do serviço”, declarou a magistrada membro do Inova7.

O secretário de tecnologia da informação TRT-7, Jonathan Maia, avaliou a visita como bastante relevante. “Descobrimos iniciativas que já estão em execução no próprio poder judiciário, envolvendo o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, de problemas que também existem no nosso Tribunal e de soluções que já estão sendo elaboradas pela Universidade. Já estamos agendando com os professores próximas reuniões para analisarmos a viabilidade do TRT-7 integrar esses projetos”, comentou o gestor.

Ao final da visita, o professor Bruno apresentou os resultados de um questionário que foi aplicado com advogados que atuam na Justiça do Trabalho do Ceará para medir o grau de eficiência e sugerir melhorias. “A Justiça do Trabalho, por tratar de salário, de dinheiro na mesa, ela deve ser vista sempre como uma emergência de hospital, ‘é para ontem!’. Então é preciso trabalhar no sentido de ser o mais rápido possível, porque quem tem fome, tem pressa” enfatizou a juíza Karla.

Programação

A Semana de Inovação segue até sexta-feira (30/9).

Nesta quarta-feira (28/9), das 13h às 17h, ocorrerá a oficina “Design Thinking: concebendo soluções inovadoras para o TRT-7”. Com base nos resultados da pesquisa sobre os serviços prestados pelo Tribunal, a oficina permitirá que os participantes conheçam a abordagem adotada pelo Inova7 para a concepção de soluções inovadoras.

No dia 29 de setembro (quinta-feira), das 13h às 16h, haverá outra oficina: “Consulta Cidadão: uma consulta processual com linguagem simples. O objetivo é desenvolver uma solução da Justiça do Trabalho que possibilitará a utilização de termos acessíveis nas consultas processuais, simplificando a linguagem jurídica.

Dois eventos marcam o último dia da Semana da Inovação (30/9). Às 14h da sexta-feira, ocorrerá o “Inova Talks”: palestras curtas e inspiradoras (no estilo “Ted Talks”), com duração de até 15 minutos, onde os colaboradores do TRT-7 compartilharão iniciativas inovadoras em andamento ou concluídas, ou temas relacionados à inovação, gestão e liderança, demonstrando que a inovação vem de todos nós.

Por fim, às 17h da sexta-feira, o terraço do 5º andar do Anexo II do TRT-7 receberá todos os participantes da Semana da Inovação para um evento de confraternização chamado “Sunset Festival”. O sarau vai dar palco a poetas e músicos da Justiça do Trabalho do Ceará para apresentações artísticas. Não será necessária inscrição para o encerramento e todos estão convidados.

Confira a programação completa e todos os links de inscrição aqui.

A abertura da Semana de Inovação foi transmitida ao vivo pelo canal do TRT-7 no Youtube.

Assista: