Logo responsivo
  • Logo TRT7 - Site principal
  • Instagram
  • Youtube
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Segunda Semana de Inovação do TRT-7 inicia com mesa redonda sobre sustentabilidade

A Segunda Semana de Inovação da Justiça do Trabalho do Ceará teve início, nesta segunda-feira (26/9), com uma mesa redonda sobre iniciativas inovadoras do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7) relacionadas à Agenda ONU 2030. A política de inovação do TRT-7 prevê a realização anual, na última semana do mês de setembro, de ações para difundir a cultura de inovação, como oficinas, palestras, minicursos e divulgação das iniciativas do Inova7 e de outros laboratórios de inovação.

Veja mais fotos aqui.

A juíza do trabalho Karla Yacy, membro Comitê de Inovação, participou da abertura do evento e falou sobre os objetivos da Semana de Inovação. “A Semana foi criada com o objetivo de pararmos para pensar juntos como estamos fazendo e o que temos feito para prestar nosso serviço com excelência para o nosso público”, explicou. A magistrada convida todos a participarem das atividades que estão ocorrendo entre os dias 26 e 30 de setembro.

Fernando Freitas, outro membro do Comitê, falou sobre a Política de Inovação do TRT-7 e seus três pilares. O primeiro deles é a própria Semana de Inovação. “É um momento que se tira para pensar e ver como podemos contribuir e conhecer como ela vem sendo implementada dentro do Tribunal”, pontuou. Outro eixo, segundo o secretário-geral da Presidência, são as capacitações na área de inovação, e, por último, a divulgação das ações. “Tudo que é feito pelos laboratórios temos que divulgar para gerar engajamento e fomentar a cultura de inovação”, ressaltou.

Também membros do Comitê, as servidoras Deven Moura Miller e Silvana Dias mediaram a mesa redonda e traçaram um paralelo entre as ações inovadores na área de sustentabilidade implementados pelo TRT-7 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

No bate-papo sobre sustentabilidade, foram destacadas alguns dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e os planos de ações do Tribunal para colaborar com a implementação da Agenda. Foram citados, por exemplo, as ações socioambientais, como a recente campanha de arrecadação de alimentos, que distribuiu mais de 46 toneladas de alimentos para associações de catadores e instituições que cuidam de pessoas em vulnerabilidade social e econômica.

Também foram apresentadas inciativas como a instalação de usinas de energia solar em fóruns trabalhistas no interior do estado. O engenheiro André Gonzaga falou sobre o caso bem-sucedido da construção da miniusina fotovoltaica no Fórum Trabalhista do Cariri, em Juazeiro do Norte. O funcionamento da estação de compostagem e a realização de espaços de reflexão e literatura com o programa Odisseia Literária foram outras iniciativas apresentadas que estão relacionadas ao desenvolvimento sustentável.

Programação

A Semana de Inovação segue até sexta-feira (30/9) com uma programação que inclui visita ao Laboratório de Inovação da Universidade de Fortaleza (Unifor). A visita acontece nesta terça-feira (27/9) às 14h.

Na quarta-feira (28/9), das 13h às 17h, ocorrerá a oficina “Design Thinking: concebendo soluções inovadoras para o TRT-7”. Com base nos resultados da pesquisa sobre os serviços prestados pelo Tribunal, a oficina permitirá que os participantes conheçam a abordagem adotada pelo Inova7 para a concepção de soluções inovadoras.

No dia 29 de setembro (quinta-feira), das 13h às 16h, haverá outra oficina: “Consulta Cidadão: uma consulta processual com linguagem simples. O objetivo é desenvolver uma solução da Justiça do Trabalho que possibilitará a utilização de termos acessíveis nas consultas processuais, simplificando a linguagem jurídica.

Dois eventos marcam o último dia da Semana da Inovação (30/9). Às 14h da sexta-feira, ocorrerá o “Inova Talks”: palestras curtas e inspiradoras (no estilo “Ted Talks”), com duração de até 15 minutos, onde os colaboradores do TRT-7 compartilharão iniciativas inovadoras em andamento ou concluídas, ou temas relacionados à inovação, gestão e liderança, demonstrando que a inovação vem de todos nós.

Por fim, às 17h da sexta-feira, o terraço do 5º andar do Anexo II do TRT-7 receberá todos os participantes da Semana da Inovação para um evento de confraternização chamado “Sunset Festival”. O sarau vai dar palco a poetas e músicos da Justiça do Trabalho do Ceará para apresentações artísticas. Não será necessária inscrição para o encerramento e todos estão convidados.

Confira a programação completa e todos os links de inscrição aqui.

A abertura da Semana de Inovação foi transmitida ao vivo pelo canal do TRT-7 no Youbute. Assista: