logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Livro Praça José de Alencar - Tempos e Viventes será lançado nesta sexta-feira (16) no TRT-7

capa e convite do livro Praça José de Alencar
Presidência do TRT-7 convida a todos para o lançamento do livro

A Praça José de Alencar, no Centro de Fortaleza, foi um dos primeiros endereços da Justiça do Trabalho do Ceará, na década de 1940. Para contar um pouco dessa história e de tantas outras que ocorreram nesse importante logradouro da capital cearense, o Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7) editou o livro Praça José de Alencar - Tempos e Viventes, que será lançado nesta sexta-feira (16/9), às 18h30, no jardim da casa-sede do órgão, na Aldeota. A obra foi escrita por Eliézer Rodrigues, jornalista e servidor do TRT-7.

No livro, o autor resgata os primórdios da praça, quando ainda se chamava Praça do Patrocínio, e aborda os principais acontecimentos que envolveram as edificações e pessoas que já habitaram seu entorno. O prédio da Fênix Caixeiral, a Igreja do Patrocínio, a Escola de Comércio, o Centro Médico, o Instituto de Patrimônio Histórico, o Lord Hotel, o INSS, a Associação Cearense de Imprensa e a 1ª Junta de Conciliação e Julgamento de Fortaleza são algumas das instituições retratadas na obra.

O Theatro José de Alencar, o mais famoso prédio da Praça, ganha especial destaque no livro. As diversas peças teatrais e espetáculos artísticos que estiveram em cartaz no principal teatro cearense estão na obra, assim como os eventos e curiosidades de bastidores dos artistas que ali subiram ao palco.

As pessoas que deram vida às histórias da praça também foram lembradas. Políticos, militares, empresários, intelectuais, artistas, músicos, juristas, celebridades, médicos, comerciantes e cidadãos comuns são alguns dos personagens reais que envolvem as tramas retratadas. Até mesmo uma cigana e um fantasma protagonizam causos curiosos.

O autor do livro também presta especial atenção às obras de urbanização pelas quais a Praça passou, permitindo-se tecer algumas críticas ao processo que retirou do espaço sua função social e sua importância comercial para o atual cenário de marginalização.

Sobre o autor

Eliézer Rodrigues é servidor do TRT-7. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Fortaleza, trabalhou como repórter e editor nos principais jornais do Estado: O Povo e Diário do Nordeste. Há mais de 30 anos atuando na assessoria de imprensa da Justiça do Trabalho do Ceará, a partir de 2018 passou a dedicar-se à pesquisa para o resgate histórico e memorialístico da instituição, o que já rendeu os livros “Avenida Santos Dumont no Contexto da Cidade” e “Osmundo Pontes 100 Anos: Entre a Toga e a Crônica”.

Serviço

Lançamento do livro Praça José de Alencar - Tempos e Viventes
Data: 16 de setembro de 2022 (sexta-feira)
Horário: 18h30
Local: sede do TRT-7
Endereço: Av. Santos Dumont, 3.384 - Aldeota, Fortaleza/CE