Iniciada votação de poesias sobre o Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem
- Página atualizada em 23/08/2022
Por ocasião da Semana Nacional da Aprendizagem, que ocorre de 22 a 26 de agosto, está aberta votação na intranet para escolha da melhor poesia que represente o tema Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem. Foram selecionadas cinco poesias. Podem votar: magistrados, servidores e estagiários da Justiça do Trabalho. Os textos concorrem ao II Prêmio de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-7.
Os trabalhos inscritos foram avaliados, inicialmente, pela comissão julgadora escolhida pela Gestão Regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem. Uma vez selecionados, os trabalhos finalistas agora são submetidos a voto popular.
Confira as cinco poesias finalistas que estão relacionadas por ordem alfabética dos seus títulos:
1. A Infância diluída
A infância perdida na sociedade ferida
As crianças gritam sem emoção a morte em vida.
No lixo ou na agricultura.
Na exploração ou no sinal é degradada a geração de modo fatal.
Do sudeste brasileiro que chora ,ouve-se, o grito da África lá de fora
pois como ouvirão um clamor silenciado sob o cansaço esmagado
de um mundo que acham que as crianças são um fardo?
Sim , elas esperam por nós, pelo chão do Brasil ou pelas normas
que as protegem em um ambiente tão hostil.
Nas dores do joelho ralado , do pé cortado ou do dedo quebrado são menores que a dor do roçado.
Na dor de barriga ou na fome que lateja, ainda sim vê-se o sofrimento na peleja.
Da ausência dos livros e das cores sem cor, um gemido desconhecido de amor
aduz o sofrimento do Trabalho Infantil espelhado no labor.
2. Caminho Para a Erradicação do Trabalho Infantil
Todos os sonhos um dia a aflorar,
Numa criança alegre e tão feliz,
Que poderá num livro realizar,
Verdadeiro valor de um aprendiz.
Pois não é no labor e nem na lida,
Da exploração sistêmica infantil,
Que a infância produz guarida,
De um futuro benéfico e gentil.
Por certo que a escola está presente,
No caminho melhor pra toda gente,
Que desde o início se deve trilhar...
E assim, ao encerrar livros de histórias,
Num passado em registro de memórias,
Para o trabalho infantil se erradicar.
3. Nuances acerca do Trabalho Infantil
O sol do meio dia na pele já virou costume
Sua condição de vida era além de insalubre
Ele não sabia nem ler, muito menos escrever
Mas se derem uma ordem é obrigado a obedecer
Todo dia é árduo
Às cinco da manhã de pé para o trabalho
Todo o dia tem que agüentar
E tem quem diga que difícil mesmo é estudar
Na sua realidade, estudar não era alternativa
Sempre foi ensinado que não havia outra forma de vida
Tinha pouca idade e sua mão já não era mais macia
Vivia para o trabalho, dia e noite, noite e dia
Apesar de tudo, era um sujeito sonhador
Sonhava em sair do campo pra virar doutor
E por mais que não pudesse voltar a ser criança
Ele ainda possuía no futuro uma esperança
Voltou para escola aos trinta e poucos anos
Mas não tinha realizado seu sonho ainda
Jurou olhar para frente e nunca mais para trás
E os estudos o interessaram cada vez mais
Tempos depois, seu sonho se concretizou
Agora eles podiam lhe chamar de doutor
E hoje ele tem propriedade pra concordar
Que a caneta é mais leve que pá
Aquele tempo era árduo
Às cinco da manhã de pé para o trabalho
Todos os dias tinham que aguentar
E tem quem diga que difícil mesmo é estudar
4. Pequeno-grande homem
Por que me veem grande se sou pequeno?
Como falar de amor se sou silêncio?
Apagaram os sonhos que ainda nem aprendi a escrever
E meus desenhos que não foram feitos com lápis e papel
Aqui, onde eu tô, tão longe do céu
Será que alguém pode me ouvir? Me explicar.
Por que me veem grande se sou pequeno?
Me diz. Diz que é hora de voltar pra casa pra eu poder brincar, que a felicidade não é cinza, que essa palavra “esperança” é real
Me deixa correr nesse chão, de sol a sol, atrás daquela pipa que lá no céu anuncia dançando:
“Liberdade!” Liberdade, menino!
Me deixa chorar, mas dessa vez, de alegria.
Se você puder me ouvir, moço
Me tira desse sufoco, desse lugar torto onde eu nem deveria estar
Me leva pra escola, me deixa jogar bola e brincar até cansar
Mas um cansaço bom de ser gente e que não tem mais medo de existir
Me avisa que é tempo de florir
Que já passou a seca e a exploração, que é hora de me banhar no rio da educação
E comer dos frutos do conhecimento
Eu sei que me veem grande, mas sou pequeno, moço. E tô cansado.
É que hoje eu só quero carregar lembranças e histórias
Aprender a escrever meus sonhos bonitos, desenhar meu futuro colorido
E lembrar que ainda tenho um pequeno-grande coração.
Tô aqui esperando, só não demora. É que passa rápido demais. E eu não quero ser grande agora.
Não é hora.
Quero ser pequeno.
E só na hora certa crescer.
5. Suspiros de Infâncias Perdidas
– Eu queria mergulhar meus pés na areia,
Recolher conchas,
Ser sereia.
– Eu queria navegar o mar inteiro,
Brasil afora,
Ser marinheiro.
Ah! Eu queria ser herói!
Mas não posso...
Aqui, roço, capino e roço
E todo o meu corpo dói.
– Eu não posso, mas também queria.
Sou costureira à noite
E babá durante o dia.
Eu só queria ser criança e ir à escola.
Fazer amigos, jogar bola.
Queria apenas que nesse meu Brasil
Não houvesse mais trabalho infantil!
Vote na poesia de seu preferência aqui. Precisa estar logado na intranet ou extranet para registrar o voto.
Premiação
A premiação compreende valores em dinheiro, tablet, certificados e kits do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem. O anúncio dos vencedores e a entrega da premiação ocorrerão em sessão do Tribunal Pleno do TRT-7, oportunamente publicados na página eletrônica do órgão, assim como nas suas redes sociais.
O concurso é uma iniciativa conjunta da Gestão Regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, sob a supervisão do desembargador do trabalho Paulo Régis Machado Botelho e da juíza do trabalho substituta Karla Yacy Carlos da Silva, com a Presidência do TRT-7, sob a administração da desambargadora do trabalho Regina Gláucia Cavalcante Nepomuceno. O objetivo maior da ação é a conscientização em prol da erradicação do trabalho infantil no Brasil e da adequada profissionalização dos adolescentes.