logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT-7 fica em segundo lugar no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2022

A campanha de vídeo “Recado do Lauro contra o Trabalho Infantil”, idealizado pela gestão regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem (PCTI) da Justiça Trabalhista do Ceará, ficou em segundo lugar no XX Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (PNCJ), na categoria Projeto/Campanha Institucional de Interesse Público. O resultado foi anunciado no dia 5 de agosto, durante a solenidade de encerramento do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), no Rio de Janeiro. Assista ao vídeo da campanha:

Neste ano, o PNCJ recebeu recorde de inscrições, com 301 trabalhos submetidos por 54 instituições diferentes, distribuídos em 12 categorias distintas. Os três trabalhos melhor avaliados pelos jurados em cada categoria são anunciados como finalistas. Na categoria em que o Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7) foi finalista, foram 40 projetos inscritos, configurando a segunda mais concorrida. O trabalho cearense estava concorrendo com projetos da Defensoria Pública da Bahia e da Defensoria Pública de Goiás. O trabalho goianiense foi o vencedor.

Lauro

O personagem Lauro é uma criação dos servidores do TRT-7 Thais Evangelista e Frederico Brito. A dupla escreveu o livro “Lauro e os Palhacinhos no Sinal” em 2020, que foi posteriormente adaptado para a linguagem de animação audiovisual em julho de 2021, em uma ação do PCTI. Na obra, ao observar crianças vestidas de palhaço na rua, o menino levanta questionamentos que conseguem, de forma simples e sensível, mostrar os motivos pelos quais a realidade do trabalho infantil deve ser investigada e combatida de forma permanente.

Em outubro de 2021, Lauro ganhou mais uma história, roteirizada pela Divisão de Comunicação Social do TRT-7. No novo vídeo, Lauro fica à frente de um espelho, segurando uma flanela com uma mão e um produto de limpeza na outra. Na medida em que ele “passa o pano”, ele é refletido em outras cenas, alternando entre ambientes de escola e de trabalho infantil. O personagem alerta que não há equipamentos de proteção de trabalho (EPIs) feitos para crianças e que essa atividade é proibida por lei. 

A peça de animação foi divulgada pelos canais de comunicação oficiais e redes sociais do Tribunal, além de ser veiculada gratuitamente em salas de cinema de Fortaleza e em intervalos comerciais de emissoras de televisão, mediante parceria com o PCTI. A obra também tem uma versão editada com texto mais simplificado, voltado para crianças, e distribuído para exibição em escolas públicas.

A realização do vídeo recebeu apoio da Associação dos Magistrados do Trabalho da 7ª Região (Amatra 7), do Sindicato dos Servidores da 7ª Região da Justiça do Trabalho (Sindissétima), da Rede Peteca, do Programa Mais Infância Ceará, da rede de farmácias Pague Menos e da empresa de mídia publicitária Flix Media.

Os servidores da Divisão de Comunicação Social do TRT-7 Hugo Cardim e Jamille Ipiranga participaram do Conbrascom e receberam a premiação de 2º lugar pelo trabalho
Os servidores da Divisão de Comunicação Social do TRT-7 Hugo Cardim e Jamille Ipiranga participaram do Conbrascom e receberam a premiação de 2º lugar pelo trabalho

PNCJ

O PNCJ é uma premiação promovida pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, instituição sem fins lucrativos composta por profissionais de comunicação que atuam em órgãos do Poder Judiciário, Ministérios Públicos, Defensorias Públicas, Tribunais de Contas e associações afins. Tem como missão colaborar para a construção de instituições do Sistema de Justiça mais democráticas e efetivas, nas quais a comunicação esteja a serviço do cidadão.

Os trabalhos são avaliados por um júri técnico, composto por convidados da imprensa, de agências, docentes e profissionais de outras organizações ligadas à comunicação pública. Os vencedores ganham troféu e certificado.

Nesta vigésima edição do Prêmio, apenas o TRT-7 e o TRT-23 representaram a Justiça Trabalhista entre os finalistas. Os cearenses também foram representados na premiação com um trabalho da Defensoria Pública do Ceará, que ganhou a categoria Reportagem Escrita.

Veja a relação completa dos ganhadores nas demais categorias aqui.

Este foi o terceiro ano consecutivo em que ações de Comunicação Social do TRT-7 concorreram à premiação. O TRT-7 já teve trabalhos de Comunicação Social finalistas no PNCJ outras dez vezes: em 2009 (Projeto Temático); em 2010 (Programa de TV); em 2013 (Artigo Acadêmico - vencedor); em 2015 (Artigo Acadêmico - vencedor - e Vídeo Institucional); em 2017 (Artigo Acadêmico - vencedor); em 2020 (Artigo Acadêmico, Programa de TV e Publicação Impressa Especial); e em 2021 (Projeto/Campanha Institucional de Interesse Público).

Ficha técnica

“Recado do Lauro Contra o Trabalho Infantil”
Criação e roteiro: Hugo Cardim e Jamille Ipiranga
Ilustração e animação: Marcilene Damasceno
Locução: Mariana Lage
Supervisão: juíza do trabalho Karla Yacy