Sede do TRT-7 fica iluminada na cor lilás para incentivar combate à violência contra a mulher
- Página atualizada em 05/08/2022
Para ampliar o alerta à sociedade sobre a necessidade do combate à violência contra a mulher, o prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região está iluminado de lilás. A ação faz parte da campanha Agosto Lilás em alusão aos 16 anos da promulgação da Lei Maria da Penha, um marco jurídico e social no combate à violência contra as mulheres brasileiras.
A Comissão de Incentivo à Participação Feminina do TRT-7 está promovendo iniciativas de sensibilização com relação ao combate à violência contra a mulher. Serão realizadas diversas ações durante o mês de agosto para conscientização e mobilização da sociedade sobre medidas para coibir as formas de violência contra a mulher.
Estatísticas
Segundo o Relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2021) a estimativa é que a cada um minuto, oito mulheres são agredidas fisicamente. Sete, em cada dez casos, o autor da violência é conhecido. No entanto, apenas 12% denunciam em delegacias da mulher e 45% não fazem nada, por vários motivos, entre eles, por medo de represálias.
Tipos de violência
Conforme previsão da Lei Maria da Penha, existem várias formas de violência contra a mulher. A violência pode ser física (feminicídio, agressão física), psicológica (perturbar a tranquilidade, perseguir, ameaçar, violar intimidade, publicar fotos e vídeos íntimos), sexual, patrimonial (dano, furto) e moral (injúria, calúnia, difamação).
Serviço
Ligue 180 - Telefone nacional para denúncias de violência contra a mulher: (atendimento 24 horas).
Casa da Mulher Brasileira (atendimento 24 horas).
Endereço: Rua Tabuleiro do Norte com Rua Teles de Sousa – Couto Fernandes, Fortaleza/CE.
Telefone: (85) 3108-2950.