logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT-7 é finalista do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça pelo terceiro ano consecutivo

O vídeo “Recado do Lauro contra o Trabalho Infantil”, idealizado pela gestão regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem (PCTI) da Justiça Trabalhista do Ceará, foi anunciado como finalista do XX Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (PNCJ), na categoria Projeto/Campanha Institucional de Interesse Público. É o terceiro ano consecutivo em que ações de Comunicação Social do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7) concorrem à premiação, que envolve órgãos e entidades do Sistema de Justiça de todo o Brasil. Assista abaixo ao vídeo finalista:

Neste ano, o PNCJ recebeu recorde de inscrições, com 301 trabalhos submetidos por 54 instituições diferentes. Na categoria em que o TRT-7 é finalista, foram 40 projetos inscritos, configurando a segunda categoria mais concorrida. O trabalho cearense concorre com projetos da Defensoria Pública da Bahia e da Defensoria Pública de Goiás. Os vencedores serão anunciados no dia 5 de agosto, durante o Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), no Rio de Janeiro (RJ).

Lauro

O personagem Lauro é uma criação dos servidores do TRT-7 Thais Evangelista e Frederico Brito. A dupla escreveu o livro “Lauro e os Palhacinhos no Sinal” em 2020, que foi posteriormente adaptado para a linguagem de animação audiovisual em julho de 2021, em uma ação do PCTI. Na obra, ao observar crianças vestidas de palhaço na rua, o menino levanta questionamentos que conseguem, de forma simples e sensível, mostrar os motivos pelos quais a realidade do trabalho infantil deve ser investigada e combatida de forma permanente.

Em outubro de 2021, Lauro ganhou mais uma história, roteirizada pela Divisão de Comunicação Social do TRT-7. No novo vídeo, Lauro fica à frente de um espelho, segurando uma flanela com uma mão e um produto de limpeza na outra. Na medida em que ele “passa o pano”, ele é refletido em outras cenas, alternando entre ambientes de escola e de trabalho infantil. O personagem alerta que não há equipamentos de proteção de trabalho (EPIs) feitos para crianças e que essa atividade é proibida por lei. 

A peça de animação foi divulgada pelos canais de comunicação oficiais e redes sociais do Tribunal, além de ser veiculada gratuitamente em salas de cinema de Fortaleza e em intervalos comerciais de emissoras de televisão, mediante parceria com o PCTI. A obra também tem uma versão editada com texto mais simplificado, voltado para crianças, e distribuído para exibição em escolas públicas.

A realização do vídeo recebeu apoio da Associação dos Magistrados do Trabalho da 7ª Região (Amatra 7), do Sindicato dos Servidores da 7ª Região da Justiça do Trabalho (Sindissétima), da Rede Peteca, do Programa Mais Infância Ceará, da rede de farmácias Pague Menos e da empresa de mídia publicitária Flix Media.

O troféu do PNCJ é uma estátua da Deusa da Justiça, Themis
O troféu do PNCJ é uma estátua da Deusa da Justiça, Themis

PNCJ

O PNCJ é uma premiação promovida pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, instituição sem fins lucrativos composta por profissionais de comunicação que atuam em órgãos do Poder Judiciário, Ministérios Públicos, Defensorias Públicas, Tribunais de Contas e associações afins. Tem como missão colaborar para a construção de instituições do Sistema de Justiça mais democráticas e efetivas, nas quais a comunicação esteja a serviço do cidadão.

Os trabalhos são avaliados por um júri técnico, composto por convidados da imprensa, de agências, docentes e profissionais de outras organizações ligadas à comunicação pública. Os três trabalhos melhor avaliados pelos jurados em cada categoria são anunciados como finalistas. Os vencedores ganham troféu e certificado.

Nesta vigésima edição do Prêmio, apenas o TRT-7 e o TRT-23 representam a Justiça Trabalhista entre os finalistas. Os cearenses também estão representados na premiação com um trabalho da Defensoria Pública do Ceará, que concorre na categoria Reportagem Escrita.

Veja a relação completa dos finalistas nas demais categorias aqui.

O TRT-7 já teve trabalhos de Comunicação Social finalistas no PNCJ outras dez vezes: em 2009 (Projeto Temático); em 2010 (Programa de TV); em 2013 (Artigo Acadêmico - vencedor); em 2015 (Artigo Acadêmico - vencedor - e Vídeo Institucional); em 2017 (Artigo Acadêmico - vencedor); em 2020 (Artigo Acadêmico, Programa de TV e Publicação Impressa Especial); e em 2021 (Projeto/Campanha Institucional de Interesse Público).

Ficha técnica
“Recado do Lauro Contra o Trabalho Infantil”
Criação e roteiro: Hugo Cardim e Jamille Ipiranga
Ilustração e animação: Marcilene Damasceno
Locução: Mariana Lage
Supervisão: juíza do trabalho Karla Yacy