logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Advogados elogiam atuação da Vara do Trabalho de Crateús durante correição

Foto de advogados e corregedor em frente ao Fórum Trabalhista de Crateús.
Edital de Correição é publicado no DEJT dando ampla divulgação à visita correicional

Por ocasião do encerramento da correição na Vara do Trabalho de Crateús, no mês de junho, o corregedor-regional Paulo Régis Machado Botelho recebeu advogados que falaram sobre os serviços prestados pela unidade jurisdicional. A produtividade da vara da região do sertão de Crateús, em um ano, soma 1.024 audiências, 727 sentenças prolatadas, 354 incidentes processuais julgados e 283 conciliações. Os trabalhadores dessa jurisdição receberam mais de R$ 2,5 milhões decorrentes de pagamentos de acordos.

A juíza do trabalho titular da VT de Crateús, Daniela Pinheiro Gomes Pessoa, destacou que a inspeção correicional constitui ato que agrega aos trabalhos. “Esse momento configura uma oportunidade para que cada integrante da equipe reafirme o compromisso com o espírito público e a boa prestação de serviços, que sempre pode ser aperfeiçoada a partir das constatações da correição”, pontuou a magistrada.

A direção da secretaria fica a cargo do gestor Jorge Luís de Jesus, que conta com uma equipe de nove servidores e três estagiários. O grupo é responsável pelo acervo de 2.325 processos, incluindo ações nas fases de conhecimento (1.104), liquidação (159), execução (1.052) e cartas precatórias (10). A unidade tem se destacado nas metas do CNJ: 3/2021 (162,64%) e 3/2022 (125,72%), referentes aos índices de conciliação.  

Os advogados que compareceram ao feito correicional mencionaram o bom relacionamento com a Justiça Laboral. O presidente da OAB - subseção dos Sertões de Crateús, José Francisco Sales Júnior,  registrou elogios ao funcionamento da unidade. Outros advogados destacaram a utilização dos canais virtuais de atendimento, enquanto a causídica Sueline Machado assinalou o “atendimento humanizado, sem distinção”.

Foto da sala de audiência. Estão presentes o corregedor, juíza, servidores e estagiários
Equipes da Corregedoria, da Administração do TRT-7 e da VT de Crateús assistiram à leitura da ata de correição

A título de recomendações da Corregedoria do TRT-7, constam mudanças das fases dos processos, autoinspeção e redução dos prazos de audiências, além da diminuição do acervo de processos na fase de execução. O desembargador Paulo Régis reafirmou que o espírito da Corregedoria é de aproximação com o primeiro grau, “para que possamos, de mãos dadas, contribuir para uma jurisdição realmente diligente e de qualidade.”

O corregedor salientou que considera importante a presença física de magistrados, advogados, servidores, partes e testemunhas, notadamente nas audiências de instrução. “A casa da Justiça sem a presença do magistrado e do conjunto de servidores é um corpo sem alma”, ilustrou Paulo Régis, cujo trecho foi extraído de seu mais recente artigo.

Administração

Fizeram-se também presentes ao encerramento da correição, membros da administração do TRT-7, em virtude de solenidade de designação do Fórum Trabalhista de Crateús com o nome do Juiz do Trabalho Paulo Roberto de Vasconcelos Maia, que ocorreria posteriormente. O secretário-geral da Presidência, Fernando Freitas, a diretora-geral, Neiara Frota, a secretária administrativa, Eveline Fernandes, e a diretora da Divisão de Material e Logística, Deven Moura, prestigiaram o evento correicional.

Finalizada a leitura da ata, corregedor, magistrada e diretor de secretaria fizeram seus agradecimentos mutuamente, ressaltando o espírito colaborativo e trabalho em conjunto que permeiam o relacionamento entre Corregedoria e o Primeiro Grau. 

Leia a ata de correição aqui.

Vara do Trabalho de Crateús

Criada pela Lei nº 8.432/1992, a unidade foi instalada em 1996. A jurisdição atende aos municípios de Ararendá, Crateús, Hidrolândia, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Nova Russas, Parambu, Poranga, Quiterianópolis, Santa Quitéria, Catunda, Tamboril e Tauá. Recentemente, o Fórum Trabalhista de Crateús foi designado com o nome do Juiz do Trabalho Paulo Roberto de Vasconcelos Maia.