Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil: a Justiça do Trabalho do Ceará não esquece essa data
- Página atualizada em 10/06/2022
No semáforo, nas ruas, no campo, no trabalho doméstico, no trabalho pesado ou sendo exploradas sexualmente é onde estão quase dois milhões de crianças brasileiras. Na escola, brincando, em casa com os pais, lendo ou estudando é onde deveriam estar. No mês que se instituiu o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil (12/6), a Justiça do Trabalho do Ceará se mobiliza sobre a temática. Parceria com o time do Fortaleza, prêmio de poesia e espaços de leitura são algumas das ações realizadas pelo TRT da 7ª Região.
Espaços de leitura
No TRT-7, o Programa de Combate ao Trabalho Infantil, que tem como gestores regionais o desembargador Paulo Régis Machado Botelho e a juíza do trabalho Karla Yacy Carlos da Silva, criou espaços de “Leitura e Conscientização Contra o Trabalho Infantil" no Fórum Autran Nunes e em algumas unidades judiciárias na Região Metropolitana de Fortaleza e no interior do estado.
No local, ficam disponibilizados para a população material institucional com o livro, “Lauro e os Palhacinhos do Sinal”, de autoria dos servidores do TRT7, Thais Evangelista e Frederico Brito; cartilhas “Turma da Mônica – Trabalho Infantil, nem de brincadeira!” e “Trabalho Infantil 50 perguntas e Respostas Proteção ao Trabalho Decente do Adolescente e Aprendizagem”, além de “Passatempos - Coquetel – Trabalho Infantil, Nem de Brincadeira!” e do “Guia do Jovem Aprendiz”.
Prêmio
Ainda neste mês de junho, será publicado o edital do II Prêmio de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem. O evento é uma iniciativa conjunta da Gestão Regional do PCTI com a Presidência do TRT-7 com o objetivo de, através de produções literárias, realizar ações de conscientização em prol da erradicação do trabalho infantil no Brasil e da adequada profissionalização do adolescente.
Serão premiados os melhores trabalhos de poesia produzidos com o tema “Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem”. Os cinco primeiros lugares receberão premiação que variam entre valores em dinheiro, tablet, certificados e kits do PCTI. O anúncio dos vencedores e a entrega da bonificação ocorrerão em sessão solene do Tribunal Pleno.
Fortaleza Esporte Clube
Para concluir as ações do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, o TRT do Ceará realizou parceria com o time do Fortaleza. As equipes de Comunicação do TRT-7 e do Fortaleza Esporte Clube estiveram no Fórum Autran Nunes realizando ação inovadora de conscientização contra o trabalho infantil. O vídeo produzido será exibido em jogo na Arena Castelão neste domingo (12/6), momento em que também ocorrerá panfletagem envolvendo a temática. O filme ficará disponível nas redes sociais do clube e do Tribunal.
Mensagem
Em âmbito nacional, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Evandro Pereira Valadão Lopes sugeriu a inclusão no Processo Judicial Eletrônico (PJe) e nas atas de audiência, neste mês de junho, da frase “O trabalho infantil perpetua a miséria e a pobreza”. A gestão regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem acolheu a proposta e solicitou aos juízes e juízas a inclusão.