logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil: a Justiça do Trabalho do Ceará não esquece essa data

Imagem de espaço no Fórum do Cariri com material do Programa de Combate ao Trabalho Infantil em cima de uma mesa (livros, cartilhas) e um banner ao fundo
Espaço de Leitura na Vara do Trabalho do Cariri

No semáforo, nas ruas, no campo, no trabalho doméstico, no trabalho pesado ou sendo exploradas sexualmente é onde estão quase dois milhões de crianças brasileiras. Na escola, brincando, em casa com os pais, lendo ou estudando é onde deveriam estar. No mês que se instituiu o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil (12/6), a Justiça do Trabalho do Ceará se mobiliza sobre a temática. Parceria com o time do Fortaleza, prêmio de poesia e espaços de leitura são algumas das ações realizadas pelo TRT da 7ª Região.

Imagem de espaço no Fórum do Cariri com material do Programa de Combate ao Trabalho Infantil em cima de uma mesa (livros, cartilhas) e um banner ao fundo
Espaço de leitura da Vara do Trabalho de Iguatu

Espaços de leitura

No TRT-7, o Programa de Combate ao Trabalho Infantil, que tem como gestores regionais o desembargador Paulo Régis Machado Botelho e a juíza do trabalho Karla Yacy Carlos da Silva, criou espaços de “Leitura e Conscientização Contra o Trabalho Infantil" no Fórum Autran Nunes e em algumas unidades judiciárias na Região Metropolitana de Fortaleza e no interior do estado.

No local, ficam disponibilizados para a população material institucional com o livro, “Lauro e os Palhacinhos do Sinal”, de autoria dos servidores do TRT7, Thais Evangelista e Frederico Brito; cartilhas “Turma da Mônica – Trabalho Infantil, nem de brincadeira!” e “Trabalho Infantil 50 perguntas e Respostas Proteção ao Trabalho Decente do Adolescente e Aprendizagem”, além de “Passatempos - Coquetel – Trabalho Infantil, Nem de Brincadeira!” e do “Guia do Jovem Aprendiz”.

Prêmio 

Ainda neste mês de junho, será publicado o edital do II Prêmio de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem. O evento é uma iniciativa conjunta da Gestão Regional do PCTI com a Presidência do TRT-7 com o objetivo de, através de produções literárias, realizar ações de conscientização em prol da erradicação do trabalho infantil no Brasil e da adequada profissionalização do adolescente. 

Serão premiados os melhores trabalhos de poesia produzidos com o tema “Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem”. Os cinco primeiros lugares receberão premiação que variam entre valores em dinheiro, tablet, certificados e  kits do PCTI. O anúncio dos vencedores e a entrega da bonificação ocorrerão em sessão solene do Tribunal Pleno.

Fortaleza Esporte Clube

Para concluir as ações do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, o TRT do Ceará realizou parceria com o time do Fortaleza. As equipes de Comunicação do TRT-7 e do Fortaleza Esporte Clube estiveram no Fórum Autran Nunes realizando ação inovadora de conscientização contra o trabalho infantil. O vídeo produzido será exibido em jogo na Arena Castelão neste domingo (12/6), momento em que também ocorrerá panfletagem envolvendo a temática. O filme ficará disponível nas redes sociais do clube e do Tribunal.

Mensagem

Em âmbito nacional, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Evandro Pereira Valadão Lopes sugeriu a inclusão no Processo Judicial Eletrônico (PJe) e nas atas de audiência, neste mês de junho, da frase “O trabalho infantil perpetua a miséria e a pobreza”. A gestão regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem acolheu a proposta e solicitou aos juízes e juízas a inclusão.