logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Cerca de 300 audiências são agendadas para a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

banner da Semana da Conciliação

O Centro de Conciliação do TRT-7 (Cejusc) agendou cerca de 300 audiências para a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que tem início nesta segunda-feira (23/5) e segue até o dia 27. São aguardadas aproximadamente 2.400 pessoas, entre trabalhadores, empregadores e advogados, que realizarão esforços mútuos para solucionar seus conflitos trabalhistas por meio de acordos.

Metade desse público participará das audiências de modo presencial, no 3º andar do Ed. Des. Manoel Arízio, no Fórum Autran Nunes, Centro de Fortaleza. A outra metade realizará as audiências de maneira remota. Uma equipe de conciliadores da Justiça do Trabalho do Ceará mediará as audiências.

Assista abaixo a um vídeo explicativo de como ocorre uma audiência de conciliação:

O desembargador do TRT-7 José Antonio Parente fala sobre a Semana de Conciliação Trabalhista e sobre a importância dos acordos. “A ideia é fomentar a conciliação, e nada melhor que um mutirão, onde se propaga a ideia de que, se convier às pessoas, elas devem fazer um acordo. A conciliação abrevia, reduz o tempo do processo. Havendo concessões de ambas partes, muitas vezes a conciliação é o meio ideal de fazer justiça”, esclarece o magistrado, que também é coordenador das conciliações no Tribunal.

O Cejusc é o órgão responsável por organizar a Semana de Conciliação Trabalhista no Ceará. Os Cejuscs, de primeiro e segundo graus, também realizam audiências de conciliação e mediação. Essas audiências podem ser requeridas por qualquer uma das partes interessadas ou por seus advogados. Basta entrar em contato respectivo Cejusc, que, por sua vez, notificará os interessados para comparecerem à audiência.

As audiências podem ser feitas de forma presencial ou telepresencial por videoconferência. As unidades também atendem pelo e-mail cejusc@trt7.jus.br e pelos telefones (85) 3308-5815, para processos da primeira instância, e (85) 3388-9424 para demandas da segunda instância. O whatsapp (85) 99261-9299 também está disponível.

Conciliar para Recomeçar

A sexta edição do evento marca o retorno das atividades presenciais no Poder Judiciário Trabalhista. O slogan escolhido, “Conciliar para Recomeçar”, destaca a volta gradual à normalidade como uma possibilidade de recomeçar sem conflitos judiciais.

A cerimônia de abertura será realizada no TRT da 12ª Região (SC), em Florianópolis, no dia 23 de maio, às 10h. O evento terá transmissão ao vivo pelos canais oficiais no YouTube do Tribunal Superior do Trabalho e do TRT-12 (SC). O encerramento será no TRT da 6 (PE), no dia 27.