logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Programa Fada Madrinha capacita profissionalmente mais uma turma de estagiários do TRT-7

 

Foto da presidente do TRT-CE de juíza Karla Yacy com os jovens no auditório
Desa. Regina Gláucia e a juíza do trabalho Karla Yacy apoiam a iniciativa

A Justiça do Trabalho do Ceará tem um olhar especial para os estagiários da instituição. Nesse sentido, na última sexta-feira (13/5), ocorreu a conclusão de turma do Programa Fada Madrinha, voltado para a capacitação dos jovens. A abertura do evento foi feita pela presidente do TRT-7, desembargadora Regina Gláucia Nepomuceno. 

A presidente motivou os formandos a seguirem suas jornadas profissionais buscando seus sonhos, emocionando a todos com seu discurso. Magistrados, servidores, estagiários e convidados assistiram também ao lançamento de vídeo do Programa, exposição de fotos, depoimentos e a entrega de certificados aos jovens.

Na oportunidade, também foram entregues brindes fornecidos pela Associação dos Magistrados da 7ª Região (Amatra VII), pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem (PCTI) e pelo Sindicato dos Servidores da 7ª Região da Justiça do Trabalho (Sindissétima).

Assista abaixo ao vídeo do Programa Fada Madrinha.

Durante a solenidade, ocorreram exposições da gestora regional do PCTI, Karla Yacy Carlos da Silva, do secretário-geral da Presidência, Fernando Freitas, da representante do Sindissétima, Rejane Albuquerque, e da coordenadora do Programa Fada Madrinha, Jamille Ipiranga. 

A magistrada Karla Yacy sugere que o programa deva ser replicado pela efetiva contribuição na formação dos jovens, não somente técnica, mas também humana. “Os valores de empatia, de compromisso com o bem comum que os jovens exercitaram ao longo da sua formação, enchem-nos de esperança”, realçou uma das gestoras do PCTI.

Foto da Rejane Albuquerque, Maitê Anselmo e a presidente do TRT-7, desa. Regina Gláucia entregando certificado à ex estagiária
Rejane Albuquerque, Maitê Anselmo e a presidente do TRT-7, desa. Regina Gláucia

Integrante da turma de 2021, a jovem Maitê Anselmo, discorreu sobre sua passagem do estágio para a vida profissional. Maitê foi estagiária da Seção de Biblioteca e, após a finalização do estágio, das oficinas ofertadas no Tribunal e de uma manhã de voluntariado, foi contratada pelo Sindissétima, atuando na área administrativa.

Capacitação

A turma de 17 estagiários frequentou, em 2021, oficinas de capacitação profissional com temas ligados à confecção de currículos, entrevistas e investimento para jovens. Os facilitadores dos encontros foram monitores do Sistema Nacional de Emprego - Sine, do Centro Integrado Empresa-Escola - CIEE, a educadora financeira Bia Araújo e o secretário-geral da Presidência do TRT-7, Fernando Freitas. 

Como pré-requisito para integrar o Programa, a equipe participou de ação social na Associação Madre Paulina, interagindo com crianças e adolescentes em situação de acolhimento. Em 2022, atuaram, ainda, na aplicação da enquete sobre os serviços prestados pela Justiça do Trabalho do Ceará, promovida pelo Comitê Inova7.

Foto Estagiários expuseram os 10 valores do Programa para o público presente, atavés de plaquinhas com os valores impessos
Estagiários expuseram os 10 valores do Programa Fada Madrinha para o público presente

Programa Fada Madrinha

O Programa Fada Madrinha foi institucionalizado em 2018 e recebeu atualização em seu normativo, através do Ato 73/2022, da Presidência do TRT-7. A iniciativa compreende um conjunto de diretrizes e ações com a finalidade de promover a inserção no mercado de trabalho, bem como o desenvolvimento pessoal e profissional dos estagiários da Justiça do Trabalho do Ceará. A coordenação das ações cabe ao Comitê Gestor, criado através da Portaria da Presidência nº 93/2019.

Veja mais fotos aqui.