logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Justiça do Trabalho participa de audiência sobre regime jurídico de servidores de Tianguá

juiz do trabalho Raimundo Neto em palestra durante audiência pública
Juiz do trabalho Raimundo Neto foi convidado a proferir palestra sobre regimes trabalhistas


A Justiça do Trabalho do Ceará participou, a convite da Procuradoria do Município de Tianguá, no dia 3 de maio, de audiência pública sobre os efeitos jurídicos da mudança do regime dos servidores municipais de celetista para estatutário. O juiz do trabalho Raimundo Dias de Oliveira Neto, auxiliar das Varas do Trabalho de Sobral, palestrou no evento, que reuniu servidores, procuradores, vereadores, secretários municipais e dirigentes sindicais locais para debater vantagens, desvantagens e impactos da migração dos servidores para o Regime Jurídico Único (RJU).

O procurador-geral, Leandro Lima Valência, afirmou aos participantes que a migração do regime não é mera opção, mas um dever do próprio Município, conforme recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o artigo 39 da Constituição Federal de 1988.

centenas de pessoas reunidas em auditório para audiência pública
Audiência pública ocorreu na Escola Instituto Educacional de Tianguá

No caso de Tianguá, a estimativa é de que, sem efetivar a mudança, o Município conclua o ano de 2022 alcançando despesas de pessoal do Executivo em torno de 52,06% da receita corrente líquida, muito próximas do limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é de 54%. Com a alteração, os estudos realizados pela auditoria contratada apontam que as despesas reduziriam a 49,19%.

A preocupação do Município é no sentido de que, a partir de quando se alcança 51,3%, a LRF (Lei Complementar nº 101/2000) já prevê restrições, como proibição de concessão de reajustes, vantagens e adequações remuneratórias, criação de cargos ou empregos públicos, admissões (sob qualquer modalidade) e pagamento de horas extras.

O juiz Raimundo Neto esclareceu aos presentes que a grande maioria dos municípios brasileiros adota RJU. No Ceará, em torno de 95% já fizeram a migração. Ele citou que nenhum dos 25 municípios abrangidos pela jurisdição das Varas do Trabalho de Sobral adota a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) como regime de contratação de servidores e que, entre os 18 municípios atendidos pela Vara do Trabalho de Tianguá, apenas quatro são celetistas: Tianguá, Carnaubal, Croatá e Ubajara.

O magistrado frisou o caráter histórico da discussão em curso e conclamou a participação dos servidores, independentemente do posicionamento que resolvam adotar, no debate da proposta legislativa para que, mesmo em caso de decisão contrária, o projeto de lei já apresentado, porventura aprovado, possa ser aperfeiçoado em seu texto com as contribuições da categoria.

Ele ressaltou que os regimes celetista e estatutário têm semelhanças, como a garantia de um núcleo básico de direitos de ordem constitucional (como férias, jornada regular não superior a oito horas diárias, remuneração não inferior ao salário mínimo, 13º salário, licença maternidade e licença paternidade) e, no caso do servidor celetista da administração direta, nos termos da Súmula 390, I, do Tribunal Superior do Trabalho, a proteção contra a demissão arbitrária (estabilidade).

O juiz enfatizou, porém, como diferenças, o fato de que o estatutário não tem direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), por sua incompatibilidade com o sentido da própria estabilidade característica dos estatutários, e que a competência jurisdicional em relação aos servidores estatutários, em regra, é transferida à Justiça comum, enquanto aos celetistas cabe à Justiça do Trabalho. “Entendo que essa oportunidade de discussão e conhecimento é muito positiva”, destacou.