logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Inscrições abertas para seminário sobre progressos e desafios da JT após 80 anos

O Tribunal Superior do Trabalho promove nos dias 12 e 13 de maio o “Seminário Internacional 80 anos da Justiça do Trabalho”. O evento, presencial, é aberto ao público e contará com grandes juristas e especialistas em Direito, que vão abordar e debater as conquistas e os avanços da Justiça do Trabalho no Brasil. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio de formulário.

A solenidade de abertura será conduzida pelo presidente do TST e do CSJT, ministro Emmanoel Pereira. Na sequência, o professor catedrático de direito constitucional da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Carlos Blanco de Morais, fará a conferência de abertura, abordando o direito fundamental da greve e seus limites.

Ainda no primeiro dia da programação, a coordenadora do evento, ministra Maria Cristina Peduzzi, destacará os desafios enfrentados pela instituição em tempos de pandemia, período em que conduziu a Presidência da Corte. Já o ministro do Tribunal de Contas da União, Antonio Anastasia, falará sobre o protagonismo da Justiça do Trabalho na construção da cidadania. Outro destaque é a palestra “Justiça do Trabalho e preceitos constitucionais”, que será proferida pela ministra Cármem Lúcia do Supremo Tribunal Federal.

Ao longo dos dois dias do evento, os participantes ainda poderão se aprofundar sobre as transformações do Direito do Trabalho no mundo Ocidental nas últimas décadas, o direito e o mercado de trabalho, o papel da Justiça do Trabalho como instrumento de Justiça Social, além de uma recuperação da história da instituição ao longo dos 80 anos, entre outros temas.

O encerramento do evento contará ainda com o ministro Vantuil Abdala, que presidiu o TST no biênio 2004-2006 e que fará uma retrospectiva dos 80 anos da instituição, bem como uma análise dos desafios para o futuro.

Em razão do cenário epidemiológico e seguindo as regras vigentes no tribunal, é obrigatória a apresentação do certificado de vacinação para acesso e permanência no evento, bem como uso de máscara durante toda a programação. 

Confira a programação

faça sua inscrição!

 

FONTE: TST