Presidente do TRT-7 visita reitor da UFC para tratar de convênio na área de gestão de pessoas
- Página atualizada em 04/05/2022
O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Cândido Albuquerque, recebeu, no dia 27 de abril, a visita de uma comitiva do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7), liderada por sua presidente, a desembargadora Regina Gláucia Cavalcante Nepomuceno. Empossada em dezembro de 2020 à frente do órgão, a magistrada foi à Reitoria acompanhada do secretário-geral da Presidência do TRT-7, Fernando Freitas; do médico e diretor da Divisão de Saúde do TRT-7, Fernando Sá de Araújo; e da coordenadora de Serviço da Divisão de Saúde do TRT-7, Rozangela Maria Almeida Eloi. A principal pauta foi o estabelecimento de convênio entre as duas instituições para a realização mútua de perícias em medicina do trabalho.
Na ocasião, a desembargadora Regina Nepomuceno entregou ao reitor o relatório de gestão e a prestação de contas 2021 do TRT-7 e comentou sobre "o desafio, igualmente enfrentado pelo professor Cândido Albuquerque na UFC, de conduzir o TRT cearense durante os vários ciclos da pandemia do novo coronavírus". A Justiça do Trabalho no Ceará possui 37 varas em funcionamento, das quais 18 unidades em Fortaleza e 19 varas na Região Metropolitana e no Interior.
Outra coincidência compartilhada pelas duas gestões, apontou a desembargadora, é a utilização de tecnologias de business intelligence (BI) para mineração e transparência de dados, assim como a utilização dessas informações no suporte à gestão. Na Universidade, esse recurso é a base do site Painéis UFC.
O reitor socializou com a comitiva informações sobre o crescimento recente da Universidade e os esforços da administração para a conclusão de mais de 50 obras, atração de investimentos e elevação do desempenho da UFC nos rankings avaliativos internacionais. Em seguida, citou uma das obras inauguradas ainda em agosto de 2021, a acessibilidade da clínica da Coordenadoria de Perícia e Assistência ao Servidor e Estudante (CPASE) e sua futura ampliação. O equipamento foi mencionado pelo reitor como fundamental para a política de saúde do servidor e para a área de perícia em medicina do trabalho, tema-guia do encontro, que já deixou agendada uma nova reunião como desdobramento, desta vez envolvendo a equipe do TRT e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).
"Estou muito feliz de retornar à UFC, até porque nesse tempo de pandemia houve certo afastamento, por questões sanitárias. A parceria entre as duas instituições é de longa data, e o TRT segue interessado e de portas abertas para alimentar essa relação de muitos anos, em diferentes áreas", assegurou Regina Nepomuceno. O sentimento é compartilhado pelo professor Cândido Albuquerque, que, além da afinidade pela formação em Direito, fez questão de registrar a constante atenção e disponibilidade da Justiça do Trabalho local para com a UFC.
Fonte: Universidade Federal do Ceará