logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Abril Verde: instituições realizam manhã de prestação de serviços na Praça do Ferreira

Várias instituições ligadas ao mundo do trabalho, tendo à frente a Justiça do Trabalho do Ceará e o Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do Ceará, reuniram-se, nessa quinta-feira (28/4), na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, para homenagear as vítimas de doenças e acidentes de trabalho. A iniciativa integra as ações do Abril Verde promovidas pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin7), que congrega mais de 40 instituições públicas e privadas responsáveis por combater acidentes de trabalho no estado.

Veja mais fotos aqui.

O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7) Francisco José Gomes Silva, um dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro, falou sobre a importância da união de esforços para a redução de acidentes de trabalho. “A nossa temática é lutar pela vida do trabalhador e da trabalhadora. Se com o nosso trabalho conseguirmos que apenas uma vida não seja ceifada pelo acidente de trabalho, já valeu a pena o nosso esforço”, pontuou o magistrado.

Sindicatos, equipes das secretarias de saúde do estado e do município, entidades de classe e voluntários realizaram uma manhã de prestação de serviços para a população. Houve emissão de documentos, distribuição de material educativo e orientações para os trabalhadores e trabalhadoras sobre prevenção de doenças e de acidentes relacionados ao trabalho. Também estava presente um posto de atendimento do Hemoce para coleta de doação de sangue.

Abril Verde

O mês de abril foi escolhido por ter duas datas relevantes, o dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde, e o dia 28 de abril, instituído pela Organização Internacional do Trabalho como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória das vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a Lei nº 11.121/2005 instituiu esse dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Trabalho Seguro

A Justiça do Trabalho do Ceará integra o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Mais conhecido como Trabalho Seguro, o Programa é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando a formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

Os gestores regionais do Programa Trabalho Seguro aqui no Ceará, desembargador Francisco José Gomes e o juiz do trabalho Carlos Alberto Rebonatto, realizam frequentes visitas a empresas cearenses para dialogar com empresários e trabalhadores sobre prevenção de acidentes de trabalho. Além disso, realizam campanhas publicitárias, seminários e congressos com especialistas para debater o tema e aprimorar ações voltadas à saúde do trabalhador.