logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Getrin7 define ações de enfrentamento a acidentes de trabalho para 2022

O Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin7), que reúne mais de 40 instituições públicas e privadas, responsável por promover ações de combate a acidentes de trabalho, reuniu-se, na quarta-feira (20/4), para planejar as ações que serão implementadas durante este ano. O encontro aconteceu na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7), e entre as propostas está prevista a realização de seminários em várias regiões do estado, atos públicos e visitas a empresas e escolas.

Veja mais fotos aqui.

O desembargador do TRT-7 (CE) Francisco José Gomes Silva, um dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro, fala sobre a importância da união de esforços para a redução de acidentes de trabalho. “A nossa temática é lutar pela vida do trabalhador e da trabalhadora. Se com o nosso trabalho conseguirmos que apenas uma vida não seja ceifada pelo acidente de trabalho, já valeu a pena o nosso esforço”, pontuou o magistrado.

O Getrin7 decidiu realizar pelo menos quatro seminários em Fortaleza e em outras regiões do Ceará para debater com lideranças locais as melhores práticas para coibir doenças e acidentes relacionados ao trabalho. Estão previstos seminários com o setor elétrico, responsável por muitos acidentes, segundo o desembargador; um outro evento em Gruaraciaba do Norte, com participação do agronegócio; na Federação das Indústrias do Estado Ceará e mais um seminário na Região Norte, na cidade de Sobral, com a indústria calçadista.

As visitas a grandes empresas já foram iniciadas e devem ser intensificadas no decorrer do ano. Segundo relatório preliminar de atividades do Grupo, já foram visitadas a empresa Cerâmica Brasileira – Cerbras, que fica na Região Metropolitana de Fortaleza, e a empresa Itaueira Agropecuária, localizada no Serra da Ibiapaba. Para o dia 27 abril, está marcada uma visita técnica ao complexo do Porto do Pecém.

Projeto de Lei

Segundo o gestor do Programa Trabalho Seguro, foi apresentado Projeto de Lei para regulamentar a profissão dos trabalhadores que laboram com a extração da carnaúba. A extração de palha e cera de carnaúba no Ceará é uma das atividades que têm apresentado episódios de trabalho análogo ao de escravo e muitos acidentes também. “Esse Projeto de Lei é mais uma ação do nosso Grupo que será acompanhada por várias entidades que fazem parte do Getrin7”, ressaltou o desembargador.

Ato Público

Para marcar o dia 28 de abril, Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, o Getrin7 e várias instituições ligadas ao mundo do trabalho, tendo à frente a Justiça do Trabalho e o Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do Ceará, irão realizar prestação de serviços na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, das 8h às 12h. Estão previstos emissão de documentos, distribuição de material educativo e orientações para os trabalhadores e trabalhadoras.

As atividades terão início com uma caminhada saindo da Praça da Bandeira (em frente à Faculdade de Direito) em direção à Praça do Ferreira, com a participação de sindicatos, entidades de classe e patronais. Na praça, além dos serviços mencionados, também haverá um posto de atendimento do Hemoce para coleta de doação de sangue.