logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Corregedor do TRT-7 visita as 13ª, 14ª, 15ª e 16ª Varas do Trabalho de Fortaleza

Em continuidade ao cronograma de correições ordinárias de 2022 na primeira instância da Justiça do Trabalho do Ceará, o corregedor-regional do TRT-7, desembargador Paulo Régis Machado Botelho, visitou a 13ª e a 14ª Varas do Trabalho (VTs) de Fortaleza entre os dias 17,18 e 21 de março, e a 15ª e a 16ª VTs de Fortaleza nos dias 28 a 30 do mesmo mês.

Veja mais fotos aqui.

Entre os pontos observados pelo corregedor, estão o acompanhamento da Resolução Normativa que trata da conclusão da quarta etapa do Plano de Retomada Gradativa das Atividades Presenciais na Justiça do Trabalho do Ceará. O corregedor também verificou a movimentação processual das unidades e demais atos das secretarias.

Corregedor e servidores da décima terceira vara do trabalho
Servidores e magistrados da 13ª Vara de Fortaleza com desembargador durante correição

13ª VT de Fortaleza

Na 13ª VT da Capital, o corregedor foi recebido pelo juiz titular, Sinézio Bernardo de Oliveira, pelo juiz vinculado, Vladimir Paes de Castro, pela diretora de secretaria, Geovanna Barros Leal da Silveira, e pelos demais servidores ali lotados.

Verificou-se que a unidade judiciária subiu da colocação 1.215° para 839° no ranking do Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (iGest) em um ano. Segundo o corregedor, “a harmonia impera entre servidores e magistrados daquela unidade, com reflexos positivos nos resultados alcançados.”
 

Corregedor e servidores da décima quarta vara parados atrás de uma mesa
Servidores e magistrados da 14ª Vara de Fortaleza com desembargador durante correição

14ª VT de Fortaleza

Lá, o corregedor foi recepcionado pela juíza titular, Suyane Belchior Paraíba de Aragão, pelo juiz vinculado, Carlos Leonardo Teixeira Carneiro, pelo diretor de secretaria, Rafael Furtado Morais, e pelos servidores da unidade.

O desembargador estimulou os servidores e magistrados da 14ª Vara do Trabalho de Fortaleza a manterem os esforços e o compromisso no desempenho de suas atribuições. A vara está em 1.329° no iGest.

Imagem dos servidores reunidos com o corregedor para registro da correição na décima quinta vara
Servidores e magistrados da 15ª Vara de Fortaleza com desembargador durante correição

15ª VT de Fortaleza

Na Vara, o corregedor foi recebido pelo juiz titular, João Carlos de Oliveira Uchôa, e pelo diretor de secretaria, Nelson Escóssia Barbosa Neto. Também estavam presentes os demais servidores.

Essa unidade judiciária também foi parabenizada por estar bem posicionada no iGest, pois passou de 898° para 862° no ranking no período de um ano. O corregedor elogiou ainda a administração da Vara, que considerou estar “muito bem conduzida”.

Foto de um momento de fala do corregedor para os servidores da décima sexta vara
Servidores e magistrados da 16ª Vara de Fortaleza com desembargador durante correição

16ª VT de Fortaleza

Na 16ª Vara do Trabalho da Capital, o corregedor foi recepcionado pela juíza titular, Aldenora Maria de Souza Siqueira, pelo juiz substituto vinculado, Ney Fraga Filho, pelo diretor de secretaria, Francisco Otávio Costa, e pelos servidores ali lotados.

O desembargador reconheceu que a unidade está bem posicionada no ranking do iGest, em 733° lugar. Constatou também que a vara está “muito bem gerida e seguindo todos os ritos e procedimentos necessários''.

iGest

O iGest é desenvolvido e mantido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da gestão das varas do trabalho em todo o País. O sistema consolida os números considerando o acervo de processos, a celeridade nos julgamentos, a produtividade e a taxa de congestionamento em relação à força de trabalho disponível na respectiva unidade.

Recomendações gerais

Entre as recomendações deixadas pelo corregedor, estão um maior rigor no controle dos processos aguardando devolução de mandados, além da manutenção dos esforços para a permanente redução do acervo dos processos na fase de execução e dos prazos de realização de audiências.

Recomendou também manter rigorosa atualização diária dos dados processuais no sistema PJe, de modo a evitar distorções dos relatórios estatísticos gerenciais do iGest em relação à realidade da vara. O desembargador Paulo Régis sensibilizou servidores e magistrados a realizarem seus trabalhos presencialmente, visando uma maior proximidade com as partes.

Leia as Atas de Correição na íntegra:
13ª Vara do Trabalho de Fortaleza
14ª Vara do Trabalho de Fortaleza
15ª Vara do Trabalho de Fortaleza
16ª Vara do Trabalho de Fortaleza