logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Sede do TRT-7 é iluminada na cor verde em alusão à Campanha Abril Verde

imagem do trt-7 iluminado de verde
Homenagem do TRT-7 ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

 

A Justiça do Trabalho do Ceará também adere à campanha nacional Abril Verde. A exemplo de outras instituições públicas e privadas, a sede do Tribunal Regional do Trabalho da Sétima Região (TRT-7) também está iluminada na cor verde como forma de chamar a atenção para o  Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho- 28 de abril.

Além da iluminação simbólica, também está prevista uma caminhada saindo da Praça da Bandeira em direção à Praça do Ferreira, ambas no Centro de Fortaleza. A concentração começa a partir das 8h do dia 28 de abril. O evento na Praça do Ferreira contará com a distribuição de material educativo e vários serviços destinados a trabalhadores e trabalhadoras que transitam pelo local.

Essas iniciativas são realizadas em parceria com o Grupo de Trabalho Interinstitucional denominado Trabalho Seguro, formado por mais 40 instituições que combatem acidentes de trabalho no Estado do Ceará. Os eventos do dia 28 de abril são encampados pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do Ceará, e contará com a presença dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro.

Abril Verde

O mês de abril foi escolhido por ter duas datas relevantes, o dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde, e o dia 28 de abril, instituído pela Organização Internacional do Trabalho como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória das vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a Lei nº 11.121/2005 instituiu esse dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Trabalho Seguro

A Justiça do Trabalho do Ceará integra o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Mais conhecido como Trabalho Seguro, o Programa é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando a formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

Os gestores regionais do Programa Trabalho Seguro aqui no Ceará, desembargador Francisco José Gomes e o juiz do trabalho Carlos Alberto Rebonatto, realizam frequentes visitas a empresas cearenses para dialogar com empresários e trabalhadores sobre prevenção de acidentes de trabalho. Além disso, realizam campanhas publicitárias, seminários e congressos com especialistas para debater o tema e aprimorar ações voltadas à saúde do trabalhador.