logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

“Lugar de autista é em todo lugar!”

banner de divulgação da campanha
Campanha de conscientização do Instituto Maurício de Souza e da Revista Autismo

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (CE), em celebração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2/4), apoia a campanha “Lugar de autista é em todo lugar!”. A iniciativa é do Instituto Maurício de Souza e da Revista Autismo, utilizando a frase de Fátima de Kwant, mãe, escritora e jornalista brasileira radicada na Holanda.

imagem de raffaella e bernardo com traje esportivo em uma bicicleta, ele está em um assento infantil entre os braços de sua mãe sorrindo
Raffaella Mota e Bernardo próximos ao Parque Estadual do Cocó

Raffaella Mota, analista do TRT-7, é mãe de Bernardo, 8 anos. Ele é uma criança sensível, carinhosa, inteligente e meiga. Além disso, ele também tem transtorno do espectro autista (TEA). “O autismo é mais uma característica dele, mas não é a única. Nem sei se é a mais importante”, comenta Raffaela.

Imagem de bernardo com camisa de flanela próximo a um globo terrestre
Bernardo, 8 anos

Bernardo não é tão falante quanto outras crianças de sua idade, porém consegue transmitir muitos de seus pensamentos sem precisar de palavras. “Nem sempre estamos prontos para ouvir a comunicação não verbal”, aponta Raffaela. Por ser uma pessoa muito empática, apesar da tenra idade, Bernardo costuma dar apoio à mãe por meio de toques. “Quando estou triste, ele vem e passa a mão na minha cabeça, faz um carinho, sorri de um jeito doce”, conta a servidora.

Autistas são diferentes?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma a cada 160 pessoas no mundo são autistas. É praticamente impossível que alguém conviva em sociedade sem se deparar com, pelo menos, um indivíduo com esse transtorno.

Em produções cinematográficas como “Scorpion”, “O Contador” ou “Touch”, os autistas são retratados como solitários, exceto por amizades muito específicas, e geniais. Eles parecem diferentes e excêntricos. Mas será que vivem uma realidade tão diferenciada assim? Não. Eles apenas se expressam de forma menos comum.

Na vida real, alguns perfis de Instagram tratam do assunto:

  • Associação sem fins lucrativos formada por familiares de indivíduos com autismo: @fortalezaazul
  • Fábio Sousa, designer, diagnosticado autista em 2018, aos 35 anos: @seeufalarnaosaidireito
  • Daniela Sales, diagnosticada autista em 2017, aos 42 anos: @vidadeautista

Conheça outros perfis aqui.

O que é autismo?

O Ministério da Saúde diz que o transtorno do espectro autista “é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.”

O autismo pode se apresentar de várias formas. Entre elas, as mais comuns são ter dificuldade para interagir socialmente ou manter um diálogo, além de ter uma capacidade focal fora de série e uma propensão a gostar de rotinas.

Uma das principais causas para o autismo é a genética. Uma pesquisa, feita em colaboração por vários cientistas ao redor do mundo, publicada na JAMA Psychiatry, demonstrou que, dependendo da localidade, o fator hereditário pode ser responsável por influenciar cerca de 81% das manifestações.

Data

O 2 de abril foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. No Brasil, a data foi instituída por força de Lei Federal em 2018. A campanha do Dia Mundial de Conscientização do Autismo é estendida a simbologias, como um quebra-cabeça, a fita de conscientização e a cor azul.

 

Eventos em Fortaleza

Grande caminhada de conscientização do autismo
Data: 2/4
Local: Av. Beira Mar, saindo do Boteco Praia, às 8h

Workshop Desenvolvendo Habilidades no TEA
Palestras, informações sobre tratamentos, oficinas mediadas por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeuta, nutricionista e psicopedagogos do Centro Especializado em Autismo e outros Transtornos do Desenvolvimento (CEATD)
Data: 2/4
Horário: 10h
Local: Shopping Benfica, 2º piso, em frente ao Cinema Benfica