logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Magistrados trabalhistas de todo o Brasil reúnem-se em Fortaleza para debater capacitação

A Justiça do Trabalho do Ceará recebe magistrados e coordenadores integrantes das escolas judiciais de todo o país para a 68ª Assembleia Ordinária e Reunião de Trabalho do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho – Conematra. A abertura do evento ocorreu nesta quinta-feira (17/3), na sede do TRT-7 (CE), e contou com a presença de 60 participantes. Esta edição está sendo realizada de forma híbrida, com transmissão pela internet, e segue até esta sexta-feira (18/3). É a terceira vez que o Ceará recebe o Conematra.

Veja mais fotos aqui.

A vice-presidente do TRT-7, no exercício da Presidência, desembargadora Fernanda Uchôa, deu as boas-vindas aos participantes. “É com imensa satisfação que a capital cearense sedia a 68ª reunião de trabalho do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho - Conematra. É uma honra para o TRT da 7ª Região acolhê-los, mais ainda pela quantidade significativa de participantes”, disse.

A desembargadora falou sobre a importância do Conematra para a magistratura e para os jurisdicionados. “O evento, historicamente, reveste-se de enorme importância. É um espaço de fala em que cada um contribui para a construção coletiva em prol do engrandecimento das escolas judiciais, em direção à formação dos magistrados e dos servidores, e, consequentemente, para a melhora da entrega jurisdicional”, ressaltou.

A presidente do Conematra, desembargadora do TRT-10 (DF/TO) Flávia Simões Falcão, agradeceu a todos os envolvidos na organização do evento e, em especial, ao diretor da Escola Judicial do TRT-7 (Ejud7), desembargador Francisco Tarcísio Guedes Lima Verde Júnior. “Tarcísio, a sua gentileza e tranquilidade, aliadas à competência e o apoio da equipe, a quem agradecemos penhoradamente, foram fundamentais para o sucesso deste evento”, afirmou a magistrada.

Em sua fala, o diretor da Ejud7 também agradeceu a presença dos participantes e a escolha de Fortaleza para sediar o evento. Esse é o segundo Conematra que realizamos depois desses dois anos tão sobressaltados por conta da pandemia. Por isso, gostaria de agradecer a presença de todos. É muito honroso para nós contar com participação de vocês. Sejam todos bem-vindos”.

A primeira palestra foi proferida pela ministra do TST Morgana de Almeida Richa. Ela abordou o tema A Importância do Coordenador Pedagógico/Acadêmico nas Escolas Judicias. “Esse é o elemento formal da gestão. É a espinha dorsal pela qual se pretende que vá trafegar aquele mandato. E esse projeto pedagógico tem uma centralidade muito forte, porque ele vai amarrar os pilares sobre os quais a Escola vai se debruçar naquele biênio”, pontuou.

Programação

A programação é composta por palestras e oficinas. Pedro Paulo Carbone, da Intelectto Consultoria, falou sobre Trilhas de Aprendizagem: Tendência da Educação Corporativa. Na sequência, coordenou oficina sobre o tema e apresentou detalhes da plataforma APP Trilhas de Aprendizagem. A última palestra do dia ficou sob a responsabilidade do juiz do TRT-19 e vice-presidente do Conematra, Flávio Luiz da Costa. Ele tratou das novidades da Resolução Enamat n.º 26/2021.

Os trabalhos do segundo dia do evento iniciam-se com palestra sobre Módulos Sistemas das Escolhas Judiciais. Em seguida, será realizada assembleia Geral Extraordinária - Assembleia Geral Ordinária (prestação de contas e eleição da comissão executiva). O encerramento acontece com pronunciamentos da presidente do Conematra, Flávia Simões Falcão, e do diretor da Ejud7, Francisco Tarcísio Guedes Lima Verde Júnior.