logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Logo TRT7 - Site principal
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Portal do TRT-7 facilita a tradução de texto para Libras

Imagem de uma pessoa utilizando o V libras
Software agora funciona com um clique

O site do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (CE) melhorou a acessibilidade para pessoas que se comunicam pela Língua Brasileira de Sinais - Libras. Antes, era necessário que o usuário baixasse um plug-in compatível com seu navegador, mas agora o VLibras independe desse software para estar disponível. Para acionar a nova ferramenta, basta clicar no ícone flutuante no canto direito do portal.

A ferramenta foi implementada após uma auditoria que avaliou a qualidade de comunicação do TRT-7 (CE). O sistema já era usado por outros setores públicos, como os sites do Ministério da Fazenda e do Governo Federal.

Segundo Thiarley Marques, servidor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT-7, o modelo anterior era excludente por necessitar que o indivíduo soubesse ler para seguir as instruções e instalar o plug-in. “Algumas pessoas têm a Libras como língua principal, e não o Português”, observou o técnico de T.I.

O VLibras é automático. Com um clique, ele já traduz o texto para Libras utilizando a imagem de um avatar. Há três opções de personagens para escolher: um homem, uma mulher e uma criança, para deixar o usuário mais confortável. Ao navegar, também é possível ajustar a transparência, a velocidade e até o estado, por uma questão de regionalismo de preferência na comunicação.