Logo responsivo
  • Logo TRT7 - Site principal
  • Instagram
  • Youtube
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Grupo do TRT/CE recebe capacitação em metodologia inovadora para planejamento de projetos

Imagem do professor Eduardo Freire apontando para um slide
Professor Eduardo Freire ministrou o Workshop por três dias

Cerca de 20 magistrados e servidores do TRT/CE participaram da formação Workshop Project Thinking Essentials entre os dias 22 e 24 de fevereiro, na sede do órgão, em Fortaleza. O objetivo da capacitação foi apresentar uma metodologia de planejamento de projetos que utiliza ferramentas visuais. Os participantes puderam compreender valores e princípios necessários para utilização de uma abordagem inovadora na gestão por meio de projetos centrados em pessoas, colaboração do time, inteligência coletiva e o entendimento do poder da co-criação.

Veja fotos aqui.

A capacitação foi ministrada pelo professor Eduardo Freire, autor da metodologia que mescla pilares das práticas presentes em outras abordagens, como o Design Thinking, Gestão Ágil, Lean Startup, Neurociência Aplicada e Visual Thinking. “Focamos na resolução de problemas por meio da execução de atividades em ambiente seguro, com dinâmicas de entrevistas (rapport), brainstorming, seleção de ideias e prototipagem”, explicou o instrutor.

Imagem de Fernando Freitas sentado no auditório
Fernando Freitas, membro do Comitê de Inovação do TRT/CE

O grupo de participantes, oriundos das áreas judiciária e administrativa, foi selecionado pelo Comitê. Fernando Freitas, membro do Comitê, explicou a escolha dos convidados. “A escolha partiu de uma decisão estratégica do Comitê, que vislumbrou nas pessoas selecionadas o perfil de replicadores, com condições de ministrar cursos e oficinas de inovação a partir da metodologia aprendida”, esclareceu o secretário-geral da Presidência.

O gestor seguiu contextualizando. “Após consultar e visitar experiências exitosas de instalação de laboratórios de inovação em outros tribunais, decidimos desenvolver o programa de inovação na Justiça do Trabalho do Ceará a partir de capacitação de multiplicadores internos, do nosso próprio corpo funcional. A partir daí, o Comitê vem buscando adquirir o know how para trilhar o esse caminho com as próprias pernas, sem a dependência de uma consultoria”, declarou.

Imagem de busto do professor eduardo freire
Professor Eduardo Freire, pesquisador na área de inovação

“Assim, a formação é um momento chave para nós, porque é a etapa em que nós adquirimos o conhecimento para realizar nossas próprias oficinas e ter condições de construir as próximas etapas da inovação no âmbito da Justiça do Trabalho do Ceará”, considerou Fernando.

A implantação do programa de inovação do TRT/CE começou em junho de 2021, com a publicação da Resolução que institui a Política de Inovação do órgão. Seguiu com a nomeação dos membros do Comitê de Inovação e passou pela realização da Semana de Inovação do TRT/CE e pela inauguração do Inova7 (o laboratório de inovação do Regional cearense), em outubro daquele ano.

Imagem dos participantes assistindo ao workshop em um auditório
O grupo de participantes foi composto por pessoas das áreas judiciária e administrativa

Verônica Lima de Araújo, diretora de secretaria da 2ª Vara do Trabalho de Maracanaú, expressou a sensação de participar da formação. “Foi um desafio, por nos retirar do turbilhão de atribuições do dia a dia para nos presentear com a oportunidade de sair da posição de sujeito passivo dos problemas e nos colocar como sujeito ativo que busca soluções”, revelou.

A servidora também explicou alguns aspectos do que ficou assimilado com a oficina. “O treinamento nos orienta a pensar em problemas exercitando a empatia, a partir do ponto de vista do outro”. A gestora também comemorou o fato de que, durante a capacitação, já começaram a surgir ideias para projetos inovadores, como “a inserção de possibilidade no sistema PJe para tratativas de conciliação, com designação automática de audiência para tal finalidade, bem como um projeto de unidades multiplicadoras de conhecimento, a fim de que unidades do Tribunal especializem-se em determinada matéria/sistema para assessoramento das demais unidades”, concluiu a gestora.