logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Justiça do Trabalho lança livro “80 Anos de Justiça Social”

Ministra Maria Cristina Peduzzi no lançamento do livro de 80 Anos da Justiça do Trabalho, ela é branca, está de blusa preta com bolinhas douradas, o cabelo dela é curso não chegando ao ombro, as mãos estão juntas em cima da mesa, na mesa há cópias do livro e um jarro com flores cor-de-rosa, atrás dela há uma bandeira do brasil e uma placa do tribunal superior do trabalho
Ministra Maria Cristina Peduzzi no lançamento do livro de 80 Anos da Justiça do Trabalho

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) lançou, nesta segunda-feira (7), o livro “80 Anos de Justiça Social”. A obra, editada pelo Instituto Justiça & Cidadania, faz uma retrospectiva das últimas oito décadas de funcionamento da Justiça do Trabalho, detalha todas as novidades implantadas na área de tecnologia e a modernização de sistemas, além de listar as adaptações realizadas ao longo do tempo a partir das mudanças na legislação trabalhista e na sociedade. O evento foi transmitido pelo canal oficial do TST no YouTube.

História
Para a presidente do TST, o título é importante não apenas para juristas e estudantes de Direito, como, também, para historiadores, já que a história da Justiça de Trabalho se mescla, em muitas oportunidades, com a do Brasil, como na ocasião da aprovação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1943, durante o governo de Getúlio Vargas.

“A Justiça do Trabalho tem construído um legado de ética, de eficiência, de zelo pela vida e pela valorização do trabalho e da livre iniciativa”, afirmou a ministra. “Tem uma busca incansável pela pacificação social, pela excelência na prestação jurisdicional e pelo compromisso com a justiça social. Tenho convicção de que esse livro será instrumento de consulta para várias gerações de juristas, acadêmicos de várias áreas e estudiosos do mundo do trabalho”.

O livro “80 Anos de Justiça Social” também aborda o surgimento e o funcionamento da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e sua importância na capacitação de magistrados do trabalho.

Narrativa fiel
Para o presidente do Instituto Justiça & Cidadania, Tiago Salles, o volume foi uma oportunidade de reunir, em um mesmo local, várias histórias curiosas que se desenrolaram nas salas da Justiça do Trabalho ao longo dos anos. “Essa obra foi um trabalho de grande responsabilidade, que acreditamos ter cumprido com competência. É uma narrativa fiel desse ramo da Justiça, que está em permanente transformação”, assinalou.

Também participaram do evento, de forma telepresencial, o presidente eleito do TST e do CSJT, ministro Emmanoel Pereira, o vice-presidente do TST, ministro Vieira de Mello Filho, o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, e o ministro Ives Gandra Martins Filho, coordenador do comitê responsável pelas comemorações dos 80 anos da Justiça do Trabalho. Também prestigiaram o evento ministros do TST, presidentes dos Tribunais Regionais do Trabalho e a vice-procuradora-geral do trabalho, Maria Aparecida Gugel.

Documentário
Durante o evento, também foi apresentado um trecho do documentário “80 anos da Justiça do Trabalho”, produzido pela TV Justiça.

Fonte: Tribunal Superior do Trabalho (TST)