Usina fotovoltaica é inaugurada no Fórum Trabalhista do Cariri
- Página atualizada em 28/01/2022
A primeira usina fotovoltaica da Justiça do Trabalho cearense foi inaugurada na sexta-feira (21/1), na Região do Cariri. Cerca de 100 pessoas, entre magistrados, servidores e autoridades locais, compareceram ao evento. A obra, que é iniciativa da gestão da presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE), desembargadora Regina Gláucia Nepomuceno, traz energia limpa para suprir o Fórum Desembargador do Trabalho Paulo da Silva Porto, em Juazeiro do Norte.
Veja todas as fotos aqui.
Em seu discurso, a presidente do TRT/CE realçou que a inauguração da usina fotovoltaica representa um grande passo na trajetória do Tribunal. “Corroboro a atuação desta Corte como instrumento de pacificação nas relações de trabalho, mas também de inclusão social e de desenvolvimento sustentável”, destacou.
A gestora da Justiça do Trabalho pontuou o papel do Judiciário como indutor de uma agenda global de sustentabilidade. “Gera responsabilidades no sentido de buscar alternativas que, fundamentadas no conhecimento científico e no progresso tecnológico, indiquem caminhos mais adequados na relação homem-natureza, de forma a contribuir para a existência das gerações futuras”, observou a presidente.
A usina fotovoltaica do Cariri é composta por 500 painéis solares e foi instalada num terreno que estava sem uso nas proximidades do Fórum. O complexo solar pode operar com capacidade máxima de 200 quilowatts (kw). Sua produção anual chega a 321 mil kw/hora, suficiente para suprir a necessidade de energia de 180 residências de médio padrão.
O parque solar vai representar economia anual aos cofres públicos estimada em R$ 200 mil e beneficiará três unidades judiciais da Região e mais seis fóruns trabalhistas no Estado. A previsão é que o retorno do investimento se dê em quatro anos.
Outra importante contribuição ao meio-ambiente ocorre pela redução de 30 toneladas de dióxido de carbono (CO2) ao ano, equivalente à compensação de captura de gás carbônico anual de 2.000 árvores.
A desembargadora Regina Gláucia também destacou a participação do corpo de engenheiros e arquitetos do Tribunal e seu empenho para que o projeto se transformasse em realidade, além de agradecer às empresas participantes do empreendimento e a todos que contribuíram com apoio em termos de recursos humanos e materiais.
O projeto básico da usina foi implementado pelos engenheiros do TRT/CE André Luiz Firmino Gonzaga e Rafael Martins Gomes Nascimento, enquanto a fiscalização da obra coube ao engenheiro Paulo Brasileiro Pires Freire. A ordem de serviço foi assinada em agosto do ano passado e as obras se iniciaram efetivamente no mês de novembro de 2021.
Presenças
Prestigiaram a solenidade de inauguração, os desembargadores Paulo Régis Machado Botelho, Maria Roseli Mendes Alencar, Plauto Carneiro Porto, Durval César de Vasconcelos Maia e Francisco José Gomes da Silva. Os prefeitos das cidades de Juazeiro do Norte e Crato, Glêdson Lima Bezerra e José Ailton de Sousa Brasil, respectivamente, além do vice-prefeito do Crato, André Barreto Esmeraldo, participaram do evento.
Representando a primeira instância, compareceram os juízes Eliude dos Santos Oliveira, diretor do Fórum Des. Paulo da Silva Porto, Fabrício Augusto Bezerra e Silva, titular da 1ª Vara do Trabalho do Cariri, e Mauro Elvas Falcão Carneiro, em nome da Associação dos Magistrados do Trabalho da 7ª Região (Amatra VII).
A advocacia fez-se representar pelos presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseções de Juazeiro do Norte e do Crato, Francivaldo de Lemos Pereira e Aderson Feitosa, respectivamente.