logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRTs discutem em Brasília Dia Nacional da Conciliação

Assessores de todos os Tribunais Regionais do Trabalho, se reuniram ontem em Brasília, para discutirem uma linguagem para a divulgação do Dia Nacional da Conciliação, quando todos os Tribunais brasileiros passarão o 8 de Dezembro, fazendo conciliações de processos que correm em todas as Justiças. Um dos mais avançados, inclusive com um coordenador dos programas que serão levados a efeito naquele dia, é o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, 7a. Região, representado no encontro por seu Assessor de Comunicação Social, jornalista Macário Batista.

O Dia Nacional de Conciliação, promovido pelo Supremo Tribunal Federal, objetiva buscar, no entendimento, paz para a sociedade. A Ministra Eller Gracie, entusiasta da idéia, acredita que a harmonia entre as partes, não só as reaproxima, como diminui sobremaneira as questões de super lotação da Justiça, que poderia no simples ato de conciliação, até certo ponto comum nos Tribunais Regionais do Trabalho, diminuir o acúmulo de processos e solucionar demandas.

Para a Desembargadora Dulcina Palhano, que já realizou reuniões com os Juizes do Trabalho do Ceará, Desembargadores e Juizes Substitutos, objetivando promover um grande mutirão no dia 8 de dezembro em todo o Estado do Ceará, a conciliação é o modo mais fácil de solução de conflitos em que as partes entregam a um conciliador, a uma pessoa leiga, a função de aproxima-las e orienta-las na construção de um acordo e assim, pacificar a sociedade, diminuir o tempo dos litígios, usar procedimentos informais e simplificados de solução dos conflitos e ainda reduzir o número de processos no Poder Judiciário.

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, 7a. Região, é um dos mais avançados do Brasil na construção dessa promoção do Conselho Nacional de Justiça, para quem, o movimento pela conciliação é um justo e perfeito acordo que reúne não só os Tribunais, como envolve a AMB, a OAB, A Ajufe, a AMB, a Anamatra, e a sociedade, num grande encontro de paz da sociedade brasileira. Esta semana o TRT do Ceará terá uma reunião com todos os órgãos de imprensa do Estado e seus representantes para uma palestra sobre o evento.