logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Medalha da Ordem Alencarina do Mérito Judiciário é entregue a 42 personalidades

Cerca de 300 pessoas compareceram ao evento
Cerca de 300 pessoas compareceram ao evento

A Justiça do Trabalho do Ceará, na sexta-feira (17/12), homenageou 42 personalidades com a entrega da Medalha da Ordem Alencarina do Mérito Judiciário. O evento, que ocorre na instituição a cada dois anos, condecora pessoas que tenham se destacado em áreas do Direito ou que possuam serviços notórios prestados à sociedade. A cerimônia, que contou com a presença de autoridades, magistrados, servidores, estagiários, familiares e amigos, recebeu em torno de 300 pessoas, na sede do TRT/CE, em Fortaleza. Todos os presentes apresentaram comprovante de vacinação contra covid-19 ou teste negativo para a doença.

Veja mais fotos do evento aqui.

Cada um dos 14 desembargadores do TRT/CE indicou três nomes para receber a honraria
Cada um dos 14 desembargadores do TRT/CE indicou três nomes para receber a honraria

A presidente do TRT/CE, desembargadora Regina Gláucia Nepomuceno, destacou a importância da atuação profissional dos homenageados. “Não há dever mais urgente do que o de agradecer. Todos os agraciados foram escolhidos porque desenvolveram, em suas especialidades, trabalhos relevantes, éticos e compromissados com a Justiça do Trabalho e com a sociedade", declarou.

Ao ser agraciada com a medalha Grã-Cruz, a desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, presidente do TRT14 (RO/AC), mostrou-se emocionada e destacou o papel e as evoluções da Justiça do Trabalho. “É com imensa alegria que recebo essa homenagem, em nome do TRT14. A tarefa da Justiça do Trabalho é difícil: não é fácil manter o equilíbrio entre capital e trabalho. Entretanto, nos reinventamos nesta pandemia e seguimos superando os desafios que surgem”, disse a magistrada.

A presidente do TJCE, Maria Nailde Pinheiro Nogueira, que recebeu a medalha Grande-Oficial, falou da cooperação entre os Tribunais. “Há uma parceria grande entre as duas instituições. Eu e a atual presidente do TRT/CE, desembargadora Regina Gláucia Nepomuceno, amiga de longa data, mantemos diálogos constantes sobre as demandas dos Tribunais”, afirmou.

Desa. Regina Gláucia e seus homenageados: Willians Mota, Márcia Coutinho e Derizane Albuquerque
Desa. Regina Gláucia e seus homenageados: Willians Mota, Márcia Coutinho e Derizane Albuquerque

O deputado estadual Renato Roseno, homenageado do grau Comendador, ressaltou a importância da Justiça do Trabalho na garantia da proteção social do trabalhador e recordou o advento da Reforma Trabalhista de 2017. “O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará é um expoente nacional da nossa região. Daqui, já nasceram teses que foram acolhidas nacionalmente sobre os direitos dos trabalhadores. A Reforma Trabalhista não entregou os empregos que prometia quando foi aprovada. Hoje, há uma precarização do trabalho ainda maior”, completou.

Presidente do TRT14, Cesarineide Lima (esq.), recebeu a homenagem da desa. Roseli Alencar
Presidente do TRT14, Cesarineide Lima (esq.), recebeu a homenagem da desa. Roseli Alencar

Carlos Prado, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), que também recebeu a medalha Comendador, salientou o bom relacionamento com o TRT/CE. “Tanto a Fiec como o Tribunal Regional do Trabalho são instituições de um nível de respeitabilidade muito grande, de ótimo diálogo. Dois anos atrás, nosso presidente recebeu a Medalha da Ordem Alencarina. Hoje, coube a mim essa honraria”, destacou.

A presidente do TJCE, Nailde Nogueira (esq.), foi homenageada pela desa. Maria José
A presidente do TJCE, Nailde Nogueira (esq.), foi homenageada pela desa. Maria José

O servidor Williams Mota da Silva, assessor da Presidência do TRT/CE, foi homenageado pela presidente Regina Gláucia Nepomuceno, com a medalha de Cavaleiro. Ele se mostrou honrado. “Embora sofra ataques constantes, a Justiça do Trabalho é muito forte. Quando desembargadores homenageiam servidores por anos de trabalho e dedicação, a instituição se fortalece”, refletiu.

Após a entrega das medalhas aos 42 agraciados, foi oferecido um coquetel aos presentes, patrocinado pelos desembargadores, momento em que os homenageados receberam os cumprimentos.

Deputado Renato Roseno (esq.) foi homenageado pelo desembargador Emmanuel Furtado
Deputado Renato Roseno (esq.) foi homenageado pelo desembargador Emmanuel Furtado

Comenda

Instituída pelo TRT/CE em 1993, a comenda é entregue a personalidades que tenham se destacado em quaisquer ramos do Direito ou pelos serviços prestados em prol da Justiça do Trabalho, da Cultura, da Ciência ou da Sociedade. Também podem receber a medalha servidores públicos que, por seus méritos funcionais, tenham se tornado alvo de distinção. A honraria é dividida nos graus Grão-Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

Carlos Prado (dir.) foi homenageado pelo desembargador Franzé Gomes
Carlos Prado (dir.) foi homenageado pelo desembargador Franzé Gomes