Medalha da Ordem Alencarina do Mérito Judiciário é entregue a 42 personalidades
- Página atualizada em 17/03/2022

A Justiça do Trabalho do Ceará, na sexta-feira (17/12), homenageou 42 personalidades com a entrega da Medalha da Ordem Alencarina do Mérito Judiciário. O evento, que ocorre na instituição a cada dois anos, condecora pessoas que tenham se destacado em áreas do Direito ou que possuam serviços notórios prestados à sociedade. A cerimônia, que contou com a presença de autoridades, magistrados, servidores, estagiários, familiares e amigos, recebeu em torno de 300 pessoas, na sede do TRT/CE, em Fortaleza. Todos os presentes apresentaram comprovante de vacinação contra covid-19 ou teste negativo para a doença.
Veja mais fotos do evento aqui.

A presidente do TRT/CE, desembargadora Regina Gláucia Nepomuceno, destacou a importância da atuação profissional dos homenageados. “Não há dever mais urgente do que o de agradecer. Todos os agraciados foram escolhidos porque desenvolveram, em suas especialidades, trabalhos relevantes, éticos e compromissados com a Justiça do Trabalho e com a sociedade", declarou.
Ao ser agraciada com a medalha Grã-Cruz, a desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, presidente do TRT14 (RO/AC), mostrou-se emocionada e destacou o papel e as evoluções da Justiça do Trabalho. “É com imensa alegria que recebo essa homenagem, em nome do TRT14. A tarefa da Justiça do Trabalho é difícil: não é fácil manter o equilíbrio entre capital e trabalho. Entretanto, nos reinventamos nesta pandemia e seguimos superando os desafios que surgem”, disse a magistrada.
A presidente do TJCE, Maria Nailde Pinheiro Nogueira, que recebeu a medalha Grande-Oficial, falou da cooperação entre os Tribunais. “Há uma parceria grande entre as duas instituições. Eu e a atual presidente do TRT/CE, desembargadora Regina Gláucia Nepomuceno, amiga de longa data, mantemos diálogos constantes sobre as demandas dos Tribunais”, afirmou.

O deputado estadual Renato Roseno, homenageado do grau Comendador, ressaltou a importância da Justiça do Trabalho na garantia da proteção social do trabalhador e recordou o advento da Reforma Trabalhista de 2017. “O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará é um expoente nacional da nossa região. Daqui, já nasceram teses que foram acolhidas nacionalmente sobre os direitos dos trabalhadores. A Reforma Trabalhista não entregou os empregos que prometia quando foi aprovada. Hoje, há uma precarização do trabalho ainda maior”, completou.

Carlos Prado, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), que também recebeu a medalha Comendador, salientou o bom relacionamento com o TRT/CE. “Tanto a Fiec como o Tribunal Regional do Trabalho são instituições de um nível de respeitabilidade muito grande, de ótimo diálogo. Dois anos atrás, nosso presidente recebeu a Medalha da Ordem Alencarina. Hoje, coube a mim essa honraria”, destacou.

O servidor Williams Mota da Silva, assessor da Presidência do TRT/CE, foi homenageado pela presidente Regina Gláucia Nepomuceno, com a medalha de Cavaleiro. Ele se mostrou honrado. “Embora sofra ataques constantes, a Justiça do Trabalho é muito forte. Quando desembargadores homenageiam servidores por anos de trabalho e dedicação, a instituição se fortalece”, refletiu.
Após a entrega das medalhas aos 42 agraciados, foi oferecido um coquetel aos presentes, patrocinado pelos desembargadores, momento em que os homenageados receberam os cumprimentos.

Comenda
Instituída pelo TRT/CE em 1993, a comenda é entregue a personalidades que tenham se destacado em quaisquer ramos do Direito ou pelos serviços prestados em prol da Justiça do Trabalho, da Cultura, da Ciência ou da Sociedade. Também podem receber a medalha servidores públicos que, por seus méritos funcionais, tenham se tornado alvo de distinção. A honraria é dividida nos graus Grão-Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
