logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Outubro Rosa: prevenção é o melhor caminho

O mês de outubro representa um despertar para os cuidados com a saúde da mulher. No Brasil, ainda morrem milhares de mulheres acometidas com câncer de mama. Por outro lado, um em cada três casos de câncer pode ser curado se descoberto logo no início. Nesse sentido, a Divisão de Saúde do TRT/CE recomenda que magistradas, servidoras, advogadas, trabalhadoras, terceirizadas e estagiárias realizem seus exames preventivos.

Prevenção

A prevenção do câncer passa por atitudes simples, mas importantes. De acordo com o site do Instituto Nacional de Câncer (Inca), manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor e deve ser estimulada pelo maior tempo possível. 

A enfermeira do TRT/CE Larissa Martins Valente reforça sobre a importância da realização do exame de rastreamento da mamografia. “Modificamos diagnóstico precoce através da mamografia e mudanças no estilo de vida como fator protetor (peso adequado, não fumar, não beber em excesso, prática de atividades físicas, dentre outros)”, relacionou a profissional.

Existem fatores de risco que devem ser considerados, contudo o diagnóstico precoce pode salvar vidas. “Ao manter os exames e check up atualizados, o câncer de mama, quando identificado em estágio inicial, possui chances de cura superior a 90%”, destacou Larissa Martins.  

Assista a seguir ao vídeo “Câncer de Mama: Cuidados com a alimentação para se proteger do câncer de mama”:

Sinais

Atenção a si própria, ao seu corpo e especialmente às suas mamas são diretrizes que toda mulher deve ter. Na cartilha elaborada pelo Inca, constam vários sinais de alerta para o público feminino. Nódulo endurecido, alterações no bico do peito, pequenos nódulos na região embaixo dos braços ou no pescoço são sintomas que inspiram atenção, além da saída espontânea de líquido de um dos mamilos ou pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.

Outro fator que impede maior eficácia no tratamento do câncer é a desinformação e o mito em relação à doença. “É preciso desfazer crenças sobre o câncer para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal inevitável e incurável”, consta no documento do Inca. 

Leia aqui a cartilha sobre o câncer de mama. 

Em alusão à comemoração do Outubro Rosa, a fachada do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, durante todo o mês de outubro, está iluminada em tonalidade rosa e a Seção de Biblioteca exibe sua vitrine literária com obras e adornos relacionados à campanha de prevenção ao câncer de mama.