No mês das crianças, TRT/CE recomenda doações intermediadas por instituições
- Página atualizada em 08/10/2021
O Dia das Crianças está chegando e é muito comum doar brinquedos, entregar lanches e até mesmo dinheiro para as crianças que estão na rua. Porém, essa prática reforça o trabalho infantil e a evasão escolar. No mês de outubro, o Núcleo de Gestão Socioambiental do TRT/CE apoia ações contra o trabalho de crianças e adolescentes e recomenda que as doações sejam feitas às organizações governamentais ou da sociedade civil que desenvolvem trabalho com esse segmento.
Programa Ponte de Encontro
O Programa Ponte de Encontro, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, desenvolve a campanha “Não dê esmola. Lugar de criança e adolescente é na escola”. A iniciativa desenvolve abordagens educativas, acolhimento e encaminhamento necessário do público infantil. A coordenadora do Programa, Mirella Ferreira, ressalta que as doações feitas em vias públicas alimentam a ilusão de que é possível viver atrás da mendicância, mantendo crianças em violência social.
“Além de estarem fora das escolas, onde estariam aprendendo e praticando esportes, as crianças sob essa condição estão expostas a riscos e danos a sua saúde, estando vulneráveis à criminalidade e às drogas. Lembrando que, grande parte das doações não são para benefício das crianças que estão nas ruas”, alertou Mirella.
A gestora relata os desafios enfrentados pelos servidores que trabalham com as crianças na rua. “Duas grandes dificuldades no trabalho do educador social são: sensibilizar a sociedade civil de que dá esmolas não resolve a situação socioeconômica da família e conscientizar uma família que está nessa situação de que ela não pode nem deve explorar a criança dessa forma”, destacou Mirella.
A gestora orienta que a contribuição deve ser destinada a alguma instituição que já desenvolva trabalho com crianças, ou mesmo para os fundos sociais da infância e da adolescência, por meio da declaração do imposto de renda de pessoas físicas, tendo direito, inclusive, à renúncia fiscal.
Projeto Caminhando com Cristo
A juíza do trabalho Kaline Lewinter contribui regularmente com o Projeto Caminhando com Cristo, que é direcionado para evangelização de crianças residentes na comunidade carente do Sossego. De acordo com a responsável pelo Projeto, Maria das Graças de Oliveira, a instituição atende crianças de 2 a 12 anos, onde recebem cuidados de higiene, alimentação e bem estar.
Atualmente o projeto está recebendo doações de roupas, itens de higiene pessoal, brinquedos e lanches até o final de outubro. “Sentimos a real necessidade de ajuda em prol dessas crianças, visto que vivem à margem da sociedade sem esperança e expectativa de uma vida favorável”, comentou a coordenadora.
Associação Aran
Com a campanha “Doe um brinquedo e coloque um sorriso no rosto de uma criança”, a Associação dos Catadores Amigos da Natureza (Aran) também está mobilizando contribuições para o Dia das Crianças. A instituição está recebendo brinquedos, pirulitos, bombons e chocolates até o dia 13 de outubro e fará o evento seguindo o protocolo de segurança por conta da pandemia.
Doações
As doações para o Projeto Caminhando com Cristo podem ser entregues durante todo o mês de outubro e para a Associação Aran até o dia 13/10.
Local: Rua Des. Leite Albuquerque, 1.077, Anexo I, Aldeota (sala da Ecosétima)
Horário: 7h30 às 15h30
Pix: CPF 369.165.283-20 (Projeto Caminhando com Cristo)
Pix: CPF 046.830.353-75 (Associação dos Catadores Amigos da Natureza)
Informações: (85) 3388-9391 / (85) 99981-9551(Silvana Dias)
Serviço
Programa Ponte de Encontro da Prefeitura Municipal de Fortaleza
Contatos: (85) 3433-1414 ou no Disque 100 (gratuito e atendimento 24 horas)
A população pode ajudar fazendo denúncias de casos de exploração de trabalho infantil e mendicância.
Agenda 2030
A iniciativa está de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1 (Erradicação da Pobreza), 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), 10 (Redução das Desigualdades), 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação) da Agenda Global 2030, definida pela Organização das Nações Unidas (ONU).