logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Programa de Combate ao Trabalho Infantil do TRT/CE lança vídeo no mês das crianças

A gestão regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem (PCTI) do TRT/CE lança, neste mês das crianças, o vídeo “Recado do Lauro contra o trabalho infantil”, que será exibido em salas de cinema do Estado, além de outras plataformas de divulgação, como redes sociais de instituições parceiras. A produção é inspirada no livro “Lauro e os Palhacinhos do Sinal”, de autoria de Thais Evangelista e Frederico Brito, servidores da Justiça do Trabalho do Ceará, e é uma criação da Divisão de Comunicação Social do TRT/CE. Assista à animação:

O ano de 2021 foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil. Sob esse viés, várias iniciativas institucionais estão sendo elaboradas para conscientizar a sociedade dos malefícios gerados por essa prática. A gestora regional do PCTI, juíza do trabalho Karla Yacy, idealizou uma produção que trouxesse acessibilidade e ludicidade à obra.

A ilustração animada exibe Lauro à frente de um espelho, segurando uma flanela com uma mão e um produto de limpeza na outra. Na medida em que ele “passa o pano”, é transferido para outras cenas, alternando entre ambientes de escola e de trabalho infantil. O personagem alerta que não há equipamentos de proteção de trabalho (EPIs) feitos para crianças e que essa atividade é proibida por lei.

O vídeo também conta com uma versão cujo texto é voltado para crianças, para viabilizar a exibição em escolas.

Karla Yacy destaca a importância das parcerias e apoio da sociedade. “Nossos agradecimentos aos parceiros e apoiadores deste projeto, e a todos os cidadãos que se unem ao TRT/CE no propósito de proteger crianças e adolescentes”, ressaltou a magistrada.

Apoio e produção

O filme contou com a colaboração da Associação dos Magistrados do Trabalho da 7ª Região (Amatra7) e do Sindicato dos Servidores da 7ª Região da Justiça do Trabalho (Sindissétima), além do apoio do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), Programa Mais Infância Ceará e Farmácias Pague Menos. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza também apoia a iniciativa e exibirá a peça audiovisual em seus canais de divulgação.

Ficha técnica

Criação e roteiro: Hugo Cardim e Jamille Ipiranga

Ilustração e animação: Marcilene Damasceno

Locução: Mariana Lage

Supervisão: Karla Yacy

Agenda 2030

A iniciativa está de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1 (Erradicação da Pobreza), 4 (Educação de Qualidade) e 10 (Redução das Desigualdades) da Agenda Global 2030, definida pela Organização das Nações Unidas (ONU).