Logo responsivo
  • Logo TRT7 - Site principal
  • Instagram
  • Youtube
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Laboratório Inova7 é inaugurado no encerramento da 1ª Semana de Inovação do TRT/CE

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará finalizou sua 1ª Semana de Inovação com a inauguração do laboratório Inova7, na sede do órgão, em Fortaleza. De 27 de setembro a 1º de outubro, a Justiça do Trabalho cearense promoveu atividades para difundir a cultura de inovação, como oficinas de sustentabilidade e de provas digitais, palestra e visita ao laboratório de inovação da Unifor.

Inova7

A presidente do TRT/CE, desembargadora Regina Gláucia Cavalcante, comandou a solenidade de inauguração do laboratório de inovação do órgão, o Inova7, na sexta-feira (1º/10). Localizado no terceiro andar do Anexo 2 do Tribunal, o espaço será destinado para fomentar atividades de pesquisa e inovação, promover a cultura de inovação e favorecer o alcance de metas regionais e nacionais.

Veja fotos da inauguração aqui.

“É um local para pensarmos na instituição", definiu a desembargadora, durante a abertura do espaço. “As boas ideias não precisam de muitos recursos. Espero que este seja o primeiro passo entre muitos que vamos dar em direção ao aperfeiçoamento dos serviços da Justiça do Trabalho do Ceará. Tudo isso pensando em melhor servir ao cidadão e à cidadã que procuram nossa instituição”, enfatizou a magistrada.

A Política de Inovação no âmbito da Justiça do Trabalho do Ceará e a criação do Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram instituídos pela Resolução Normativa TRT7 12/2021. Já o Ato 114/2021 regulamenta as atividades do laboratório. De acordo com o dispositivo, o funcionamento do Inova7 acontecerá por meio de realização de oficinas de inovação, com uso preferencial da técnica de design thinking, metodologia de desenvolvimento de produtos e serviços focados nas necessidades, desejos e limitações dos usuários.

Sustentabilidade

No dia 30 de setembro, ocorreram duas oficinas de sustentabilidade ligadas à Semana de Inovação. Servidores e terceirizados tiveram aula prática de como fazer adubo doméstico através do reaproveitamento de lixo orgânico e sobre os impactos ambientais ocasionados pela geração de lixo.

Veja fotos das oficinas aqui.

No jardim da casa-sede do TRT/CE, o permacultor João Carlos Goes demonstrou como utilizar borra de café, cascas de frutas e raspas de serragem para gerar adubo orgânico de maneira prática e sustentável. Sobre o aprendizado na oficina de compostagem, Priscila Diógenes, servidora da Vara do Trabalho de Tianguá, observou que foi elucidativo. “Eu tinha muitas dúvidas, então foi muito interessante. Eu vou fazer na varanda do meu apartamento”, declarou.

A analista judiciária comentou algumas práticas de sustentabilidade desenvolvidas pela unidade em que trabalha. “Além de fazermos reciclagem de papéis, coleta de pilhas e baterias, também está se tornando exemplo a compostagem de alimentos e resíduos. Foi destinado um ambiente para abrigar insumos e produzir a compostagem a partir da cozinha e do jardim do Fórum”. A iniciativa pioneira foi implementada pelo diretor de secretaria, Abel Teixeira.

No turno da tarde, foi a vez de funcionários terceirizados e servidores serem capacitados sobre a importância da responsabilidade socioambiental, além da gestão dos resíduos gerados na instituição. A facilitadora Rebeca Wermont, consultora do Programa Lixo Zero, exibiu vídeos, destacou o conceito de sustentabilidade e alertou sobre o impacto de nossas ações no meio ambiente.

“Sustentabilidade é um mundo a explorar. Ele quer dizer cuidar das pessoas, preservar a natureza e economizar recursos ou mesmo promover novos recursos. E para que a gente seja sustentável, é preciso ter equilíbrio nestes três pontos para se justificar, sustentar e conservar a possibilidade da gente sobreviver neste planeta por mais alguns anos”, declarou a especialista em gestão ambiental.

Ana Celia Santos Gomes, encarregada da empresa F2 na supervisão dos funcionários responsáveis pela limpeza e copeiragem, explicou como o TRT/CE tem realizado coleta seletiva. “A gente separa tudo: plástico, alumínio, papel. Os servidores da limpeza recolhem o lixo dos setores, fazem a separação do material. Depois a capatazia pesa o material arrecadado e o próprio Tribunal manda entregar às associações de catadores”, esclareceu.

Diálogos sobre inovação

Também no dia 30 de setembro, a juíza Karla Yacy (TRT/CE), o juiz Leonardo Resende Martins (Justiça Federal/CE) e o professor Welker Costa do Carmo  (coordenador do laboratório de inovação do Tribunal de Justiça/CE) fizeram exposições telepresenciais com exibição pelo canal Youtube do TRT/CE. A palestra abordou a inovação no Poder Judiciário, criação de laboratórios de inovação e troca de experiência com os demais laboratórios de inovação do Poder Judiciário do Ceará. Assista à palestra abaixo:

Provas digitais

Na quarta-feira (29/9), o servidor da 13ª Vara do Trabalho de Fortaleza Cristiano Fialho ministrou a Oficina sobre Provas Digitais. Voltada para servidores e magistrados do TRT/CE, a capacitação buscou auxiliar na compreensão do uso da prova digital como meio de prova e sua aplicabilidade como um dos temas para a Semana da Inovação.

Laboratório da Unifor

A primeira atividade da Semana ocorreu no dia 28 de setembro, quando membros do Comitê de Inovação do TRT/CE visitaram o laboratório de inovação da Universidade de Fortaleza (Unifor). O vice-reitor de pesquisa (VRP) da instituição, Milton Sousa, recepcionou a comitiva.

Veja fotos da visita aqui.

“Identificamos várias formas de colaborar com o TRT/CE no que diz respeito à inovação e solução de problemas. Colocar o conhecimento gerado na Unifor à disposição do serviço público e das empresas é parte do nosso papel da VRP. A partir de agora é ampliar a interação e, num futuro próximo, colaborar com o TRT/CE em projetos de inovação”, comentou o professor, que é coordenador do espaço.

Seis outros professores revezaram-se na apresentação do ambiente durante o circuito da visita. A equipe demonstrou alguns produtos criados a partir do laboratório, como o capacete de respiração assistida Elmo e totens de autoatendimento das prefeituras de Fortaleza e de Sobral. Além disso, os profissionais demonstraram algumas metodologias de execução de projetos.

Na ocasião, a juíza Karla Yacy explicou o objetivo da visita. “A parceria com a Universidade de Fortaleza tem a natureza de continuidade, um trabalho conjunto, sempre no sentido de inovar, buscando melhorias para o nosso usuário”, declarou a magistrada.

 Agenda 2030

A Semana de Inovação do TRT/CE está de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nº 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) da Agenda Global 2030, definida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS 9 e 16 visam, dentre outros aspectos, fomentar a inovação e promover o acesso à justiça, com a participação da sociedade.