logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.


Primeira Semana da Inovação do TRT/CE acontece de 28 de setembro a 1º de outubro

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) promove sua primeira Semana de Inovação, no período de 28 de setembro a 1º de outubro. A programação contempla visitação, palestra, oficinas e a inauguração do laboratório Inova7. O evento contará com a participação de convidados e magistrados que representarão a Justiça do Trabalho, Justiça Federal e o Tribunal de Justiça cearenses.

Confira toda a programação da Semana de Inovação.

Atividades

A Semana da Inovação tem início na terça-feira (28/9), às 15h, com uma visita ao Laboratório de Inovação da Universidade de Fortaleza (Unifor) pelo Comitê de Inovação do TRT/CE. Qualquer interessado poderá acompanhar o grupo, sendo necessário apenas o agendamento pelo telefone (85) 3388-9391.

Na sequência do calendário, na quarta-feira (29/9), das 15h às 16h, o servidor da 13ª Vara do Trabalho de Fortaleza Cristiano Fialho ministrará a Oficina de Provas Digitais, no formato telepresencial, através da plataforma Zoom. A capacitação busca auxiliar na compreensão do uso da prova digital como meio de prova e sua aplicabilidade como um dos temas para a semana da inovação. Este evento é voltado para magistrados e servidores do TRT/CE. Inscreva-se aqui.

Sustentabilidade

Na quinta-feira (30/9), das 10h às 11h, acontece a Oficina de Sustentabilidade 1, cujo tema será “Compostagem”. Na ocasião será abordada a utilização de dois métodos da técnica (baldes/vermicompostagem x lages no vaso compostor). O treinamento ocorrerá no jardim da casa-sede do TRT/CE.

Já no período da tarde, das 14h às 16h, será ministrada a Oficina de Sustentabilidade 2, no auditório da Escola Judicial (4º andar do Anexo 2 do TRT/CE), com abordagem da “Gestão de Resíduos com Metodologia Lixo Zero - ZWIA (Zero Waste International Aliance)”. 

A coordenadora do Núcleo de Gestão Socioambiental do TRT/CE, Silvana Dias, reforça a importância da participação nas oficinas. “Incentiva a mudar nossos hábitos de consumo e usar os “Rs”: repensar, reutilizar, reduzir e reciclar”, destacou. Quem participar de quaisquer das oficinas ganhará um mini cacto e uma camisa.

As oficinas de sustentabilidade serão ministradas por Rebeca Wermont, consultora do Programa Lixo Zero. A participação nas ações de sustentabilidade não precisam de inscrição, bastando que o interessado ou interessada compareça presencialmente ao local.

Diálogo sobre Inovação

Ainda no dia 30 de setembro, às 16h, ocorre um encontro institucional com o tema “Diálogo sobre Inovação”. Os juízes Karla Yacy (TRT/CE), Leonardo Resende Martins (Justiça Federal/CE) e Ângelo Bianco Vettorazzi (Tribunal de Justiça/CE) fazem suas exposições telepresenciais com exibição pelo canal Youtube do TRT/CE. O público-alvo da formação são magistrados e servidores dos órgãos envolvidos, que poderão obter certificação de participação mediante prévia inscrição neste link.

A palestra abordará a inovação no Poder Judiciário, criação de laboratórios de inovação e troca de experiência com os demais laboratórios de inovação do Poder Judiciário do Ceará.

Para finalizar a Semana de Inovação, está agendada a inauguração do Inova7, laboratório de inovação do TRT da 7ª Região. O espaço, localizado no terceiro andar do Anexo 2 do TRT/CE, será inaugurado na sexta-feira (1º/10), às 15h. Todos e todas estão convidados.

Previsão Legal

A Resolução Normativa TRT7 Nº 12/2021 instituiu a Política de Inovação no âmbito da Justiça do Trabalho do Ceará e criou o Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Inova7). O Ato Nº 114/2021 regulamenta o funcionamento do laboratório.

Constam como objetivos da Política de Inovação fomentar atividades de pesquisa e inovação; promover a cultura de inovação; e favorecer o alcance de metas regionais e nacionais.

Agenda 2030

A iniciativa está de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nº 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) da Agenda Global 2030, definida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS 9 e 16 visam, dentre outros aspectos, fomentar a inovação e promover o acesso à justiça, com a participação da sociedade.

Serviço

  • 28 de setembro (terça-feira), 15h: Visita ao Laboratório de Inovação da Unifor (presencial)
  • 29 de setembro (quarta-feira), 15h: Oficina de Provas Digitais (telepresencial). Inscreva-se aqui.
  • 30 de setembro (quinta-feira), 10h: Oficina de Sustentabilidade 1 “Compostagem” (presencial)
  • 30 de setembro (quinta-feira), 14h: Oficina de Sustentabilidade 2 “Gestão de Resíduos” (presencial)
  • 30 de setembro (quinta-feira), 16h: Diálogo sobre Inovação (telepresencial). Inscreva-se aqui.
  • 1º de outubro (sexta-feira), 15h - Inauguração do laboratório Inova7 (presencial)