logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Encontro dos Programas de Combate ao Trabalho Infantil do Nordeste ocorre nesta quinta (23)

Com o tema “Arte e Educação aliados à erradicação do trabalho infantil”, ocorre nesta quinta-feira (23/9) a partir das 14h30, o  I Encontro dos Programas de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem (PCTI) dos Tribunais Regionais do Trabalho da Região Nordeste. A abertura do evento será feita pela coordenadora nacional do PCTI, ministra Kátia Arruda, e o TRT/CE fará lançamento de vídeos institucionais de autoria de servidores do órgão. O encontro será on-line, com transmissão pelo Youtube.

O evento reúne os Tribunais Regionais do Trabalho da 6ª (PE), 5ª (BA), 7ª (CE), 13ª (PB), 16ª (MA), 19ª (AL), 20ª (SE) e 21ª (RN) Regiões com o apoio do PCTI. A mediação caberá ao desembargador do TRT/MA James Magno Araújo Farias, gestor nacional do PCTI do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Estão programadas palestras, exibição de músicas e vídeos, além de lançamento de podcasts sobre trabalho infantil produzidos pelos TRTs participantes. Consta na programação, a apresentação da música “Suar só de brincar”, do cantor e compositor Carlinhos Veloz, em parceria com o músico Paulo Trabulsi, e mensagem do médico psiquiatra e escritor Augusto Cury, entre outras produções. 

Veja a programação completa aqui.

O ano de 2021 foi considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil. Sob esse viés, várias iniciativas institucionais estão sendo elaboradas para reforçar o combate ao trabalho infantil e conscientizar a sociedade dos malefícios gerados por essa prática.

Lauro contra o trabalho infantil

A Justiça do Trabalho do Ceará tem protagonizado ações que propõem a análise da temática de maneira lúdica e de fácil absorção. Durante o Encontro, ocorrerá a apresentação dos vídeos “Recado do Lauro contra o trabalho infantil” e “Lauro e os palhaçinhos do sinal”, ambos produzidos pelo TRT da 7ª Região, baseados no personagem do livro de autoria de Thais Evangelista e Frederico Brito, servidores do Regional cearense.

A gestora regional do PCTI no Ceará, juíza Karla Yacy, destaca que o personagem Lauro consegue mostrar os motivos pelos quais a realidade do trabalho infantil deve ser investigada e combatida de forma permanente, até sua erradicação. “Está sendo dada sequência ao projeto "Literatura no combate ao trabalho infantil, garantindo acessibilidade e maior alcante da história entre as crianças”, comentou a magistrada.

Combate ao Trabalho Infantil foi a temática da reunião entre a Administração do TRT/CE e representantes da CDL e FCDL

Reunião com CDL e FCDL

A presidente do TRT/CE, desembargadora Regina Gláucia Cavalcante Nepomuceno e os gestores regionais do PCTI, os magistrados Paulo Régis Machado Botelho e Karla Yacy reuniram-se na segunda-feira (20/9) com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Francisco de Assis Costa Cavalcante, e com o diretor da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL) e CDL, João Bosco de Macedo. 

O encontro tratou de parcerias com a CDL e FCDL e iniciativas do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, além da divulgação do novo vídeo “Recado do Lauro contra o trabalho infantil” nos canais oficiais da CDL, assim como junto ao empresariado. Na ocasião, a presidente do TRT/CE entregou pastas do PCTI e exemplares do livro “Lauro e os palhacinhos do sinal” para os representantes dos dirigentes lojistas.

Também estiveram presentes à reunião, a diretora da Secretaria Administrativa, Eveline Fernandes, e a coordenadora do Núcleo de Gestão Socioambiental, Silvana Dias.

Veja fotos da reunião aqui.

Serviço

I Encontro dos PCTIs dos TRTs da Região Nordeste

23 de setembro de 2021

Horário: 14h30 às 16h30

Canal do TRT16MA no YouTube