logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Setembro Amarelo: conheça e participe de eventos da campanha

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) está apoiando iniciativas que promovem a campanha “Setembro Amarelo”. O objetivo das ações é conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção ao suicídio.

Nesta sexta-feira (17/9), o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) promoverá um bate-papo sobre o tema “Real e virtual: redes sociais e prevenção do suicídio na infância e na juventude”. O encontro, que será transmitido pelo canal do MPCE no Youtube, contará com as palestrantes Alessandra Xavier, doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de Santiago de Compostela/Espanha; e Fabiana Vasconcelos, psicanalista pós-graduada pela Boston Graduate School of Psychoanalysis.

A Seção de Biblioteca do TRT/CE, no próximo dia 23/9, fará a 23ª Edição Virtual do Odisseias Literárias, versando sobre a campanha “Setembro Amarelo”. O evento, que abordará o tema “Encontrando a vida na poesia”, contará com a participação de Mariana de Brito Lima, psicóloga da Seção Psicossocial do Tribunal. Ademais, a Biblioteca organizou, em suas dependências, uma “Vitrine Amarela” com livros e balões que trazem a cor da campanha.

Como ação de esforço da campanha, o Coral Sétima Voz, do TRT/CE, gravou uma canção de prevenção ao suicídio. A iniciativa, feita em parceria com o Sindicato dos Servidores da 7ª Região da Justiça do Trabalho (Sindissétima), o Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal no Ceará (Sintrajufe/CE) e o Sindicato dos Servidores da Justiça Eleitoral no Ceará (Sinje). Assista ao vídeo: 

Além disso, nos dias 9 e 10 deste mês, a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Ejud14) empreendeu painéis de palestras sobre o assunto “Viver é a melhor escolha”. O evento foi transmitido pelo canal da Ejud14 no Youtube e pode ser visto na íntegra neste link.

Sobre o Setembro Amarelo

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente a campanha “Setembro Amarelo”. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

​São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

​Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números, a iniciativa cresceu e hoje existem esforços no Brasil inteiro. Para isso, setores e instituições de toda a sociedade empreendem iniciativas.