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TRT/CE divulga Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação - Biênio 2021/2022

Plano Diretor de Informática

O Plano Diretor divulgado pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do TRT/CE contempla as necessidades tecnológicas da Justiça do Trabalho do Ceará para o biênio 2021-2022. O documento foi aprovado em reunião do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação em junho deste ano e objetiva sistematizar o planejamento de gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), além de promover a transparência na sua área de atuação.

Conceito

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) é o principal instrumento para governança e gestão de Tecnologia da Informação do TRT/CE. É um instrumento demandado pela Resolução Nº 370/2021, que estabelece a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD) para o sexênio 2021-2026. A iniciativa está em harmonia com os macrodesafios do Poder Judiciário, em especial com o que estabelece o “Fortalecimento da Estratégia Nacional de TIC e a Proteção de Dados”.

O objetivo da ENTIC-JUD é constituir o principal instrumento de promoção da governança ágil e da transformação digital do Poder Judiciário por meio de serviços e soluções digitais inovadoras que impulsionem a evolução tecnológica do Poder Judiciário. 

Governança x Gestão

“Enquanto a governança é a função direcionadora, a gestão é a função realizadora”, esclarece o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Jonathan Maia. Na Justiça do Trabalho do Ceará foram constituídos os Comitês de Governança de TIC, presidido pela presidente do Regional, desembargadora Regina Gláucia Nepomuceno, além do Comitê de Gestão de TIC, coordenado pelo secretário de TIC. 

“A governança é responsável por estabelecer a direção a ser tomada, com fundamento em evidências e levando em conta os interesses dos proprietários e das proprietárias e partes interessadas. A gestão é a função responsável por planejar a forma mais adequada de implementar as diretrizes estabelecidas, executar os planos e fazer o controle de indicadores e de riscos”, destacou Jonathan.

Objetivos e diretrizes

Constam como objetivos do PDTIC:

- Sistematizar o planejamento da gestão de TIC para o biênio 2021-2022

- Organizar e otimizar as ações, prazos, recursos financeiros, humanos e materiais

- Priorizar a execução dos serviços de TIC indispensáveis ao funcionamento do TRT/CE

- Servir de base para os planos de contratações de TIC de 2021 e 2022

- Servir de base para os planos de capacitações de TIC de 2021 e 2022

- Garantir a conformidade

- Promover a transparência

Constam como diretrizes do PDTIC:

- Otimização de rotinas por meio da automação de processos

- Adesão aos projetos e sistemas nacionais

- Serviços projetados para trabalho remoto

- Atualização tecnológica de sistemas e serviços legados

- Transformação digital

- Computação em nuvem

Todos os artefatos do plano estão disponíveis neste link.

Usuários internos e externos

Jonathan Maia salienta que absolutamente tudo que envolve tecnologia da informação e comunicação é impactado pelo PDTIC. “Nele, possuímos diretrizes para priorização de projetos ou ações de curto prazo, além de investimentos de TIC, capacitações, adoção de novas práticas e tecnologias”, ressalta o gestor.

Índices do TRT/CE

Com base no Índice de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (IGOVTIC-JUD), referente a Levantamento de Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC do Poder Judiciário, o Regional alcançou a avaliação de “aprimorado” no item “maturidade em governança e gestão de TIC”. O coordenador do Comitê de Gestão de TIC atribui o resultado ao investimento que a Setic vem realizando nos últimos anos, de maneira consistente, na evolução e na melhoria contínua de suas práticas de governança e gestão, através da execução de projetos e ações direcionados.

“Ano após ano, temos avançado no índice em questão, e isso acontece por novas práticas e processos de trabalho adotados que facilitam o direcionamento das ações, projetos, investimentos e capacitações de TIC por parte da administração do Tribunal, o que chamamos de Governança, e também no adequado acompanhamento da realização e execução de tais iniciativas, o que chamamos de gestão”, conclui o secretário de tecnologia da informação do TRT/CE.

Clique aqui e conheça o PDTIC do TRT/CE na íntegra.