logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Bicampeão: pela segunda vez, TRT/CE vence o Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio

Pelo segundo ano consecutivo, a Justiça do Trabalho do Ceará ficou na primeira colocação do Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio. O resultado foi divulgado em evento virtual ocorrido no dia 17 de junho. O TRT/CE concorreu na categoria das Organizações Públicas Federais e do Poder Judiciário na faixa de 51 a 300 estagiários. Participaram dessa edição 538 organizações de todo o Brasil. A cerimônia de premiação foi apresentada pelo jornalista Carlos Nascimento.

O evento é uma iniciativa do Centro Integrado Empresa Escola (CIEE) em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional São Paulo (ABRH-SP) e o Ibope Inteligência. A premiação foi concedida a órgãos públicos, empresas privadas e de economia mista e instituições do terceiro setor de todo o Brasil. 

Para evitar a aglomeração de pessoas, o CIEE manteve o evento em formato virtual e, diante do contexto de pandemia, foi realizada homenagem aos profissionais que trabalham em hospitais e hemocentros. Durante a cerimônia foram apresentadas músicas clássicas executadas por integrantes do Instituto Baccarelli, que formou músicos que se apresentam em grandes orquestras do Brasil e do mundo. 

A juíza do trabalho e gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil (PCTI), Karla Yacy, fez agradecimentos em nome do órgão, destacando que o TRT da 7ª Região tem um cuidado todo especial com o seu programa de estágio. “Com esse momento de preparação do jovem para o mercado de trabalho e para os desafios que ele enfrentará na profissão que escolher, para tanto, ele tem um apoio do Programa Fada Madrinha, que também cuida do crescimento como cidadão do jovem através da participação em ações sociais como requisito de ser integrante do programa”, observou a magistrada.

Pesquisa

O CIEE delegou a análise dos resultados ao Ibope Inteligência, que criou um ranking baseado na opinião dos beneficiados pelo programa de estágio. De maneira confidencial, 6.634 estagiários responderam à pesquisa em todo o Brasil. O período de campo compreendeu de 3 de dezembro de 2020 a 4 de abril de 2021. 

A maior parte dos estagiários era do sexo feminino e tinha, em média, 25 anos. Em torno de 89% cursavam o ensino superior e 65% estudavam em instituições privadas de ensino. Observou-se uma redução da renda média familiar, de maneira que se constatou maior comprometimento do valor da bolsa de estágio com o sustento da família. Identificou-se que 70% dos respondentes ajudam no sustento da família e 9% dos entrevistados são os únicos responsáveis pelas despesas familiares. 

Uma parte das empresas oferece auxílio transporte, redução da jornada em dias de prova, recesso remunerado e treinamentos para os seus estagiários.

Premiação

Na mesma categoria do TRT/CE, em segundo e terceiro lugares ficaram o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) - RJ e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - Brasília/DF, respectivamente. 

A premiação visa distinguir e reconhecer as melhores práticas de estágio. Há dois critérios de avaliação, um quantitativo, que mede as organizações com maior volume de estagiários na data da inscrição. O outro critério é qualitativo, que premia baseado em pesquisa direcionada aos estagiários de cada organização inscrita. A instituição premiada é escolhida a partir da avaliação dos estagiários sobre diversos atributos que caracterizam as melhores condições de estágio.

Existem vários benefícios para as organizações, destacando-se aquelas que obtiveram um índice mínimo de respondentes. Receberão síntese de avaliação do estágio, que consiste no relatório baseado nos dados apurados em pesquisa, onde são apresentados os resultados gerais, individuais e da categoria em que estão inseridos.

Existe também um selo de reconhecimento, além da certificação que é concedida às organizações vencedoras. Também haverá troféus concedidos às organizações melhor avaliadas pelos próprios estagiários, totalizando três em cada uma das categorias e faixas. 

Assista à transmissão da premiação: