Logo responsivo
  • Logo TRT7 - Site principal
  • Instagram
  • Youtube
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Semana do Meio Ambiente discute lixo zero e política de resíduos no Ceará

A Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana do mês de junho, quando, no dia 05, celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Com os temas “Política de Resíduos Sólidos no Ceará”, “Lixo Zero: do Indivíduo à Instituição” e “Análise do IDS e boas práticas no PLS”, o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE), em parceria com a Rede de Sustentabilidade Ecos do Ceará, promoverá encontros virtuais entre os dias 31 de maio e 8 de junho. As inscrições para as formações já estão abertas e terão certificação para integrantes dos órgãos participantes.

Faça aqui sua inscrição no evento desejado.

Palestras virtuais

O evento terá início no dia 31 de maio, das 14h às 15h, com abertura oficial feita pela presidente do TRT/CE, desembargadora Regina Gláucia Nepomuceno. Na oportunidade, ocorrerá um debate sobre "Política de Resíduos Sólidos no Ceará", com a participação de Jaqueline Faustino, do Ministério Público do Ceará, e Lilian Teixeira, da Rede de Catadores do Ceará.

Nos dias 1º e 2 de junho, das 10h às 12h, será realizado o workshop "Lixo Zero: do Indivíduo à Instituição", que será ministrado por Rebeca Wermont, pós-graduada em Gestão Ambiental. Totalizando 4 horas/aula, o workshop tem como objetivo sensibilizar e educar sobre os impactos ambientais causados pelos resíduos sólidos, com fornecimento de estratégias e soluções para implementação de soluções lixo zero na vida dos participantes.

Encerrando a programação da Semana, no dia 8 de junho, das 10h às 12h, será realizado o webinário sobre o Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS) e sobre boas práticas no Plano de Logística Sustentável (PLS), com a participação de Gabriela Soares, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Alex Bonfim, do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, Cláudia Bevilacqua, do TRT/PR, Karina Bedran, do TRT/MG, e Sinara Batista, do TRT/PE.

Os participantes, desde que integrantes dos órgãos da rede Ecos do Ceará, poderão ser certificados por qualquer dos encontros de forma autônoma. As horas/aula serão consideradas para fins de adicional de qualificação (AQ). A Escola Judicial do TRT/CE (Ejud7) certificará o debate e o workshop, enquanto o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará ficará responsável pela certificação do webinário.

Rede de Sustentabilidade

Formalizada em 2019 através de protocolo de cooperação técnica, a Rede de Sustentabilidade Ecos do Ceará é composta pela Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral, Justiça Federal, Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho e Universidade Federal do Ceará.

Agenda 2030 da ONU

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo universal da Organização das Nações Unidas (ONU) à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.

O evento promovido pela Rede Ecos do Ceará está vinculado ao ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis), ao ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis) e ao ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável).

Programação Semana Nacional do Meio Ambiente 2021

1) Debate: Política de Resíduos Sólidos no Ceará

Data: 31 de maio (segunda-feira)

Horário: 14h às 15h

Mediação: Deven Moura

Local: Zoom (participantes) e canal do TRT/CE no Youtube (público externo)

2) Workshop Virtual: Lixo Zero do Indivíduo à Instituição

Data: 1º e 2 de junho (terça e quarta-feira)

Horário: 10h às 12h

Mediação: Silvana Dias

Local: Zoom (participantes) e canal do TRT/CE  no Youtube (público externo)

3) Webinário: Análise do IDS e boas práticas no PLS

Data: 8 de junho

Horário: 14h às 15h

Mediação: Letícia Passos

Local: Microsoft Teams (participantes)

Faça aqui sua inscrição no evento desejado.