logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Seção Psicossocial finaliza rodas de conversa virtuais na primeira instância

A Seção Psicossocial implementou o Projeto de Acolhimento Psicossocial às Equipes de Trabalho no período de junho a setembro de 2020, no campo da saúde mental. O projeto foi executado nas 18 unidades judiciárias da capital, com a participação de magistrados, servidores e estagiários, resultando no envolvimento de 141 pessoas. A iniciativa foi realizada no formato de rodas de conversa virtuais, com mediação das psicólogas e assistente social da Divisão de Saúde do TRT/CE.

Objetivo

De acordo com relatório final, o objetivo do projeto é “oportunizar espaços de fala e acolhimento das equipes de trabalho, visando a uma ambiência laboral mais humanizada, reduzindo os impactos do isolamento social e contribuindo para fortalecer o sentimento de pertença e os vínculos socioafetivos”. Ainda segundo o documento, diante do impacto gerado pela pandemia no contexto social e no mundo do trabalho, as organizações precisaram efetivar ações rápidas e estratégicas.

A coordenadora da Seção Psicossocial, Mariana Lima, afirmou que a mediação das rodas de conversa representou “uma atividade desafiadora por ser realizada por meio virtual, mas que foi uma experiência muito rica, engrandecedora e potente”, relatou a profissional.
A psicóloga relembrou, ainda, que nos anos de 2018 e 2019, a Seção Psicossocial percorreu todas as varas do interior e região metropolitana com um projeto direcionado para ações de promoção de saúde nessas equipes.

Rodas de conversa

nicialmente, foram realizados contatos com os diretores de secretaria, ocasião de apresentação do projeto e esclarecimento de dúvidas. Finalizada a parceria, agendava-se o encontro e divulgação com os integrantes da equipe de trabalho.

Os encontros virtuais foram facilitados pelas psicólogas Mariana Lima e Flávia Loureiro, juntamente com a assistente social Mariângela Carvalho, através da plataforma Google Meet, com duração de uma hora e meia. A participação foi voluntária e o conteúdo partilhado, de caráter sigiloso.

Resultado

A Seção Psicossocial concluiu, no relatório final, que houve expressiva participação de magistrados, servidores e estagiários favorecida pelos encontros telepresenciais. Registraram-se a receptividade dos gestores e a disponibilidade dos integrantes dos encontros através das partilhas, fortalecendo o sentimento de pertença da organização e o vínculo socioafetivo.

Outra conclusão apontada referiu-se à necessidade humana de contato e de encontros presenciais, uma vez que relatos indicaram desconforto emocional causado pelo distanciamento das pessoas.

Por fim, a experiência configurou-se um “estímulo para que as equipes promovam mais momentos de contatos entre os integrantes, mesmo que sejam virtuais, com o intuito de aproximar as pessoas e conversar sobre assuntos alheios ao trabalho, para maior integração”.