logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE engaja-se na campanha “24 horas pelo glaucoma”

A Justiça do Trabalho do Ceará, em apoio à iniciativa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), engaja-se na campanha “24 horas pelo glaucoma”, que tem como foco o incentivo ao diagnóstico e tratamento precoces da doença entre magistrados, servidores, estagiários e terceirizados. A ação parte da Seção Médica, Odontológica e Fisioterapêutica do TRT/CE, como forma de marcar o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, 26 de maio.

Assista abaixo um vídeo feito pela médica oftalmologista Fernanda Perdigão especialmente para o TRT/CE:

O glaucoma é uma doença ocular que atinge o nervo óptico e é a principal causa de cegueira irreversível. É caracterizado pelo aumento da pressão intraocular que, como consequência, danifica o nervo óptico. Com isso, a lesão do nervo impede que a imagem chegue ao cérebro, o que causa a cegueira ou prejuízos notáveis à qualidade da visão, de forma irreversível.

Segundo dados do CBO mais de um milhão de pessoas são acometidas da doença no Brasil. No entanto, quase metade dessas pessoas desconhece sua condição, por ser um transtorno de evolução silenciosa, sem incômodos na fase inicial. O glaucoma é apontado como a maior causa de cegueira irreversível no mundo.

O ponto alto da campanha ocorrerá no dia 22 de maio, com a realização de uma maratona nas redes sociais. No canal do CBO no YouTube, haverá debates relevantes para a população, sobre uso de medicamentos, regulação, acesso à saúde em função da avaliação do glaucoma, onde conseguir exames, entre outros temas. Também haverá teleorientações gratuitas com especialistas. É possível agendar atendimentos no site www.24hpeloglaucoma.com.br/agendamento

Fatores de risco

Há mais de 25 tipos de glaucoma, mas a forma mais comum da doença é o glaucoma primário de ângulo aberto, totalmente assintomático. Alguns fatores de risco são conhecidos, como: histórico familiar de glaucoma, pressão do olho elevada, alto grau de miopia, tratamento com esteróides, ascendência africana e traumas oculares. Doenças como diabetes, hipertensão, problemas de circulação, enxaqueca e apneia do sono também podem aumentar o risco.

Importância do diagnóstico

Muitas pessoas acham que, por enxergarem bem, não precisam fazer exame oftalmológico de rotina, o que contribui para a não detecção da doença. No entanto, sem o diagnóstico, muitos casos podem levar à cegueira. É possível desenvolver a doença mesmo com a pressão dos olhos dentro da normalidade. Para identificar a doença, é necessário consultar um oftalmologista e se submeter a exame oftalmológico completo, a partir dos 35 anos de idade. 

Quanto mais avançado o glaucoma for, mais rápido é a sua progressão e maiores são as chances de cegueira ou de perda da qualidade da visão. E como não é possível prevenir a doença, visitar de forma rotineira o oftalmologista é a melhor forma de evitar que o glaucoma passe despercebido. 

Formas de tratamento

O tratamento é realizado com uso de colírios, medicações, laser e cirurgia. Não existe cura para a doença, nem é possível reverter os danos provocados por ela. A boa notícia é que o glaucoma pode ser controlado. O sucesso depende, de um lado, da extensão dos danos e, de outro, da agressividade da doença, fator que varia de paciente para paciente. Quanto mais cedo for detectada, menos sequelas provoca.

Acesse o site da campanha: 24hpeloglaucoma.com.br