logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Vídeo, podcast e campanha de redes sociais marcam os 80 anos da Justiça do Trabalho do Ceará

Diante da marca histórica dos 80 anos da Justiça do Trabalho completados no dia 1º de maio, o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) preparou uma série de ações para comemorar o aniversário da instituição e trazer à memória fatos relevantes para a garantia de direitos, notadamente trabalhistas. O calendário de lançamentos inclui o vídeo “80 Anos da Justiça do Trabalho do Ceará: esta é a nossa história”, uma série de podcasts contando fatos marcantes dessas oito décadas, publicação de fotografias antigas nas redes sociais (campanha de hashtag TBT - throwback thursday), além da divulgação da Linha do Tempo da Pré-História da Justiça do Trabalho.

Para a presidente do TRT/CE, desembargadora Regina Gláucia Nepomuceno, a comemoração dos 80 anos de existência da Justiça do Trabalho em meio a um cenário desafiador e disruptivo decorrente da pandemia da covid-19 confirma a relevância social e inclusiva da atuação da instituição. “A Justiça Trabalhista sempre foi marcada por grande e célere produção jurisdicional, por meio do aperfeiçoamento dos instrumentos de julgamento e gestão, com avanços tecnológicos substanciais, valorizando o capital humano, desenvolvendo competências e readequando a força de trabalho”, avalia a magistrada.

“A Justiça do Trabalho tem sido propulsora de justiça social em rincões de nosso País, cumprindo a nobre missão de pacificação de conflitos de forma compromissada em promover o desenvolvimento e em contribuir para elevar as condições de vida da população trabalhadora, fortalecendo a cidadania. Se a vida se consolida aos 80 anos, que ela ainda seja mais sábia e intensa”, exalta a gestora. 

Dia da Memória

Aliada a essa comemoração, no 10 de maio festeja-se o Dia da Memória do Poder Judiciário. No âmbito nacional, a Presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) instituiu um comitê que planejou ações comemorativas desse marco histórico. Lançamento do Memorial Virtual da Justiça do Trabalho, matéria especial sobre a Justiça Especializada, selo comemorativo dos 80 anos, Prêmio de Jornalismo e seminários são alguns dos eventos.

Ações regionais

No Ceará, além da divulgação das ações nacionais, estabeleceu-se um cronograma que tem duração o ano inteiro, contemplando o vídeo comemorativo, a série de podcasts, matérias especiais e a campanha de #tbt nas redes sociais. Todas as peças desenvolvidas foram criadas em parceria da Divisão de Comunicação Social com a Seção de Memória do TRT/CE.

De acordo com o diretor de comunicação social, Hugo Cardim, as principais ações estão concentradas neste mês de maio e com enfoque no ano de pandemia. “Dentro dos 80 anos da Justiça do Trabalho, esse último ano é um dos mais importantes porque trouxe muitas mudanças, por isso ele foi escolhido para ser retratado no vídeo da nossa campanha local”, esclareceu o servidor.

O vídeo “80 Anos da Justiça do Trabalho do Ceará: esta é a nossa história” foi idealizado pela Seção de Memória do Tribunal. A coordenadora do setor, Cláudia Giovana Lopes, esclarece que a produção abrange um recorte temporal do primeiro ano de pandemia no TRT/CE. “A pandemia potencializou a importância da preservação da nossa história para as gerações futuras”, afirmou a gestora. Assista ao vídeo:

Cláudia Giovana ressalta, ainda, a relevância dos eventos institucionais. “As comemorações do 1º de Maio e do Dia da Memória fazem parte da construção da identidade e divulgação do Poder Judiciário como patrimônio cultural perante a sociedade”, conclui.

Também neste mês de maio serão lançados oito episódios de podcast, que são programas de rádio gravados e feitos para serem ouvidos a qualquer tempo. Sempre às terças e sextas-feiras, uma edição da série será divulgada nas redes sociais abordando a história da Justiça do Trabalho e do Direito do Trabalho. Cada episódio vai retratar uma década com o foco regional no Ceará e terá divulgação pelas redes sociais. Ouça o primeiro episódio aqui.

Chancelando o resgate histórico, o jornalista Eliézer Rodrigues, lotado na Seção de Memória, assina um trabalho que retrata a Linha do Tempo da Pré-História da Justiça do Trabalho, abordando fatos que remontam do século dezenove até a criação do órgão.

#tbt

Para aliar a comemoração do Dia da Memória do Poder Judiciário às memórias institucionais, às quintas-feiras será publicada uma campanha de posts de TBT (throwback thursday). Trata-se de uma famosa hashtag de redes sociais que significa “quinta-feira do regresso", ou seja, representa uma recordação de momentos marcantes. A partir desta semana, toda quinta-feira de 2021 haverá um fato antigo da Justiça Trabalhista sendo rememorado nas principais redes sociais do TRT/CE: Instagram, Facebook e Twitter.