logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Servidor do TRT/CE lança livro sobre bacia hidrográfica e manejo dos recursos hídricos

Obra voltada para a compreensão da bacia hidrográfica e o manejo dos recursos hídricos, de autoria do servidor do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) Anísio de Sousa Meneses Filho, foi lançado pela Universidade de Fortaleza (Unifor), durante o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. O livro Hidrologia na Prática é direcionado principalmente para engenheiros, estudantes e demais profissionais da área. A publicação é distribuída gratuitamente no formato e-book. Baixe o livro acessando o QR code da imagem. Após solicitar acesso, aguarde o link para download.

Anísio é engenheiro civil e analista judiciário do TRT/CE. O profissional também atua como docente e pesquisador da Unifor. “A ambiência acadêmica é bastante inspiradora e nos instiga a uma reflexão constante sobre o nosso mundo e suas transformações, sobre o que podemos fazer diante dos desafios”, pontua. A obra, segundo o servidor, é fruto de um esforço de mais de 30 anos de estudos na área de recursos hídricos.

Há mais de uma década, o engenheiro vem trabalhando em pesquisas sobre as melhores estratégias de drenagem e manejo das águas pluviais em áreas urbanas, com o objetivo de desenvolver práticas para a construção de cidades mais resilientes a eventos críticos. “O problema das cheias, que têm pautado nossa atuação acadêmica, atinge praticamente todas as cidades do mundo e se acentua no cenário de incerteza e de mudanças climáticas”, avalia.

“Nesse quadro de incertezas e de mudanças climáticas, os eventos críticos se mostram cada vez mais frequentes. São enormes os desafios a serem enfrentados para o crescimento sustentável na nossa região e no Planeta. A água está presente em todas as atividades”, esclarece o servidor. Para Anísio, a compreensão dos processos do ciclo hidrológico permite a melhor tomada de decisão entre desenvolvimento e preservação ambiental.

Agenda 2030

Por ter um viés voltado à proteção do meio ambiente, o livro conta com o apoio institucional do TRT/CE, por meio de seu Núcleo de Responsabilidade Socioambiental (Ecosétima). A ação alinha-se ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 6 da Agenda 2030 da ONU, cujo objetivo é assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos. Uma das metas específicas deste ODS diz que, até 2030, deve-se “implementar a gestão integrada dos recursos hídricos em todos os níveis, inclusive via cooperação transfronteiriça, conforme apropriado”.