logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Núcleo de Responsabilidade Socioambiental do TRT/CE faz doação de livros infantis

O Núcleo de Responsabilidade Socioambiental (Ecosétima) do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) está promovendo doação de livros infantis para crianças carentes. A ação teve início no dia 23 de março, Dia Estadual da Literatura Infantil no Ceará, a partir de iniciativa dos servidores Thais Evangelista e Frederico Brito, autores da obra Encontro Marcado - Livro Riscado. A fábula está sendo distribuída entre filhos e filhas do pessoal terceirizado do TRT/CE e também para crianças da Associação dos Catadores do Jangurussu, em Fortaleza.

Veja fotos aqui.

“Foi uma forma que encontramos de ajudar crianças neste momento difícil pelo qual passamos. Muitas estão sentindo o impacto psicológico de estarem afastadas da escola, e a leitura vai amenizar um pouco essa privação do ambiente escolar”, pontua a coordenadora da Ecosétima, Silvana Dias. Segundo a servidora, os autores doaram cerca de 100 livros para distribuição.

Segundo o casal autor da obra, Encontro Marcado - Livro Riscado é uma fábula moderna que desperta a imaginação do leitor infantil, com bichos vivendo situações inusitadas que não são comuns ao universo dos animais. Como toda fábula, o texto traz um ensinamento; neste caso, de que as aparências enganam (nem tudo é o que parece). 

A obra apresenta um texto lúdico e rimado com final divertido, além de ilustrações vivas e expressivas para conquistar a atenção da criança. A obra foi publicada pela editora Em Prosa e Verso e ilustrada por Luana Chinaglia.

Dia do Livro Infantil

O dia 23 de março é o Dia Estadual da Literatura Infantil no Ceará. A data foi escolhida em homenagem ao aniversário do professor e escritor Horácio Dídimo (1935-2018). Autor de mais de 40 livros, Horácio foi professor do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará e membro da Academia Cearense de Letras. Escreveu ficção, poesia e ensaios. Mas foi na literatura infantil que ganhou notoriedade e tornou-se uma referência nacional.

O servidor do TRT/CE Luciano Dídimo, filho do escritor, é presidente do Instituto Horácio Dídimo, cuja missão é fomentar a arte, a cultura e a espiritualidade a partir da literatura.