logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Dia da Síndrome de Down: saiba mais sobre essa condição e ajude a combater o preconceito

O Dia Internacional de Síndrome de Down é comemorado anualmente no dia 21 de março em homenagem às pessoas portadoras da síndrome. Nessa data, pessoas com síndrome de Down e aqueles que vivem e trabalham com elas em todo o mundo costumam organizar e participar de atividades e eventos para aumentar a conscientização pública e criar uma voz global única para defender os direitos, inclusão e bem-estar dessa população.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 800 partos, uma criança nasce com a síndrome. Ela consiste numa falha genética na divisão celular, que resulta em um par a mais no cromossomo 21, chamada trissomia. Por isso, a data comemorativa é 21 de março, porque se escreve como 21/3, fazendo alusão à trissomia do 21.

Pessoas com tal síndrome têm direitos assegurados pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU), ratificada pelo Brasil com força constitucional e pela Lei Brasileira de Inclusão.

No Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE), vários servidores convivem diariamente com pessoas com a síndrome. Yabetama Lopes, servidora da 1ª Vara do Trabalho de Caucaia, possui uma filha com Down de três anos. Ela fala que as dificuldades e os preconceitos da sociedade ainda são muito fortes. “O preconceito ainda existe, mas é bacana ver como a sociedade se estrutura hoje para combatê-lo. Existem associações, grupos e famílias nas redes sociais que nos mostram que é normal ser diferente”, afirmou Yabetama.

Apesar dos grandes desafios, Yabetama vê boas perspectivas para o futuro das pessoas com síndrome de Down, principalmente partindo da consciência dos cidadãos. “Sem querer tirar o mérito de políticas públicas importantes, mas muitas ações valiosas começam a acontecer quando as pessoas mudam sua maneira de pensar e reforçam a necessidade transmitir empatia e tolerância, contribuindo com acessibilidade a quem precisa”, finalizou a servidora.

Saiba mais sobre a síndrome de Down no vídeo abaixo ou visite a página http://www.movimentodown.org.br/
 

 
Agenda 2030 ONU
 
A abordagem deste tema busca alinhar-se com a meta 10 da Agenda 2030 da Organização das nações Unidas (ONU), referente à redução de desigualdades, notadamente no que diz respeito a empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.