logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Livro do TRT/CE sobre combate ao trabalho infantil é objeto de parceria com Governo Estadual

O trabalho infantil ainda é uma realidade para milhões de meninas e meninos no Brasil. Para enfrentamento dessa problemática, o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem (PCTI) do TRT/CE tem desenvolvido diversas ações e realizado parcerias. No dia 8 de março, a juíza do trabalho e gestora regional do PCTI, Karla Yacy, participou do Ciclo de Formação Continuada para Profissionais da Educação Infantil, promovido pela Coordenadoria de Educação e Promoção Social (Coeps), da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc/CE). Na ocasião, a magistrada anunciou o lançamento do livro "Lauro e os Palhacinhos do Sinal", de autoria dos servidores do TRT/CE Thais Evangelista e Frederico Brito, que também estiveram presentes na conferência.

A obra apresentada no evento aborda temática voltada para o combate ao trabalho infantil e passará a integrar os materiais da Coeps. Formadores regionais, articuladores do Programa Mais Infância, gestores e professores participaram da formação, que contou com cerca de 80 pessoas, em cada turno. 

A gestora do PCTI salientou a importância da obra no contexto de pandemia, reforçando a responsabilidade da sociedade em relação às consequências para a infância da crise mundial, com destaque para o aumento dos índices de trabalho infantil.

“Através do olhar de uma criança, da inquietude de quem está aprendendo a perceber e a questionar o mundo ao seu redor, os autores nos ensinam a parar por um instante nossas aceleradas vidas e a olhar para o sofrimento silencioso e resiliente dessas pequenas e indefesas vítimas”, prefaciou a magistrada na obra.

Reunião com a primeira-dama do Ceará

A integração de ações do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem foi intensificada junto às escolas públicas, após reunião no Gabinete da Primeira-Dama do Estado do Ceará e Presidente do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil, Onélia Maria Moreira Leite de Santana, no dia 4 de fevereiro.

O encontro contou com a presença da presidente do TRT/CE, desembargadora Regina Gláucia Nepomuceno, e do gestor regional do PCTI, desembargador Paulo Régis Botelho. Como resultado, articulou-se parceria com a Seduc visando à divulgação da obra "Lauro e os Palhacinhos do Sinal". A recomendação é que seu conteúdo seja trabalhado junto à rede pública de ensino no Estado do Ceará, tendo por objetivo sensibilizar as famílias e alertar para as consequências do trabalho infantil. A Secretaria de Educação e o PCTI articularão encontros com professores da rede pública de ensino, em razão da essencialidade de sua atuação para erradicação do trabalho infantil.

A magistrada Karla Yacy destacou a importância do trabalho colaborativo com a Secretaria de Educação e com o Programa Mais Infância. “A parceria atuará na busca da erradicação da pobreza e da fome, e redução das desigualdades através da educação de qualidade, bem como na priorização do trabalho digno, na forma estabelecida pela legislação brasileira, e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que fazem parte da chamada Agenda 2030, documento da ONU assinado por 193 países, incluindo o Brasil”, concluiu a gestora.

Livro “Lauro e os Palhacinhos do Sinal”

Bibliotecária do TRT/CE e colaboradora do livro, Rejane Albuquerque sugere que o tema do trabalho infantil seja introduzido no universo literário das crianças “como forma de despertar o senso crítico e os afetos dessa categoria de leitores, que representa o futuro do nosso país”. Rejane vislumbrou a possibilidade de utilização do talento do corpo funcional do Tribunal para um projeto literário de importância social.

Os autores Thais Evangelista e Frederico Brito aceitaram a proposta de elaboração da obra como uma maneira de promover debates e reflexões sobre os efeitos devastadores da prática do trabalho infantil na vida de crianças e adolescentes. “O maior desafio foi transformar um tema tão árido em uma linguagem lúdica e acessível para as crianças'', comenta Thais.

Os escritores, conscientes da necessidade de enfrentamento de todas as formas do trabalho infantil, tinham o objetivo de realizar ações para conscientizar a sociedade sobre essa temática. “Espero que o livro possa contribuir para a sensibilização do jovem leitor e o combate ao trabalho infantil”, observou Frederico Brito. 

Thais e Frederico dispensaram os direitos autorais do livro como forma de disseminar o seu conteúdo e levar o debate para o universo infantil. “Embora não seja tarefa fácil abordar temas complexos como o trabalho infantil, a literatura proporciona um exercício de empatia, fazendo com que o leitor experimente sentimentos e formule questionamentos”, conclui a autora.

O livro conta com ilustrações da designer Marcilene Damasceno, ex-estagiária da Divisão de Comunicação Social do TRT/CE, além informações sobre o Programa de Combate ao Trabalho Infantil, Estatuto da Criança e do Adolescente e estratégias para mediação de leitura.

Serviço

Livro “Lauro e os Palhacinhos do Sinal”

Disponível em: trt7.jus.br/livrotrabalhoinfantil

Material de apoio aqui.